Translate

Print Friendly and PDF

27 janeiro 2013

SIM ao NÃO

A repreensão amorosa e piedosa do Senhor...

SIM ao NÃO

O ser humano costuma não aceitar facilmente o NÃO. A cosmovisão liberal, a centralização do ego humano em si mesmo, a volatilidade e a degradação das relações interpessoais, a desconstrução dos valores morais e éticos no mundo secular... Tudo isso torna o NÃO cada vez menos popular. O Apóstolo Paulo escreveu para aconselhar Timóteo, em sua segunda epístola, abordando este assunto (2 Timóteo 3:1-5).
Cada vez mais (+) se fala menos (-) NÃO. 
É a estratégia do NÃO ao NÃO.
Mas o NÃO faz parte da construção do caráter humano, do aprendizado em lidar com frustrações e anseios não concretizados. Faz parte da edificação de qualquer personalidade saudável e consciente de limites justos e necessários. 
O NÃO está normalmente associado à repreensão, e pode causar feridas emocionais, dependendo da falta de amorosidade ao se usar o NÃO.
Nas sábias palavras do livro de Provérbios:
- “Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento” (Provérbios 3:11-13).
- “Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos” (Provérbios 27:5-6).
Escrevendo à Igreja de Laodiceia, no livro de Apocalipse, o Apóstolo João registra as palavras piedosas do Senhor: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).
Muitas vezes precisamos ser protegidos de nós mesmos, de nossos próprios atos, como bem observou o profeta Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” (Jeremias 17:9). 
O NÃO faz parte da consciência de ser criatura, não Criador. 
O NÃO faz parte da convicção de ser barro, não Oleiro.
Os cristãos precisam desenvolver a percepção da necessidade de falar SIM ao NÃO. 
Pois o SIM é equivalente ao AMÉM ... e o AMÉM é Cristo (Apocalipse 3:14).
Louvado seja o Santo Nome do Senhor Jesus Cristo! Amém.

O texto completo (PDF) também está disponível neste link.