Translate

Print Friendly and PDF

13 maio 2013

Teologia prática

Sobre o aprendizado com Deus, no dia-a-dia da "teologia prática"...

Teologia prática

A palavra teologia, no grego, significa o estudo (“logos”) de Deus (“Theos”).
Tradicionalmente, o termo teólogo é cunhado para quem concluiu estudos formais em teologia, ou seja, quem estudou, a fundo, a Palavra de Deus e as Doutrinas Bíblicas.
Em um sentido mais amplo, cada cristão poderia ser considerado um teólogo. De alguma forma, durante a peregrinação da vida em Cristo, o cristão precisa aprender cada vez mais de Deus, seja através da Sua Palavra, ou através da leitura de bons livros. 
É óbvio que o nível de profundidade que um cristão leigo alcança em sua vida cristã de estudos bíblicos, na grande maioria das vezes, não pode sequer ser comparado ao detalhamento que um estudante formal de teologia busca em sua formação. 
Graças a Deus pelos centros de formação (Seminários) e pelos estudantes formais de teologia, pois muitos deles acabam se tornando ministros do Evangelho do Senhor Jesus Cristo, e acabam sendo responsáveis por propagar as doutrinas sadias da fé cristã para os leigos, que carecem do alimento da Palavra de Deus, distribuído na pregação.
Contudo, gostaria de chamar a atenção para a “teologia prática”, ou seja, não aquela teologia que é extraída e interpretada diretamente da Palavra de Deus e através da leitura de livros comprometidos com a Palavra, mas sim aquela teologia que é vivida no dia-a-dia das nossas vidas em comunhão com o Senhor.
É nesta revelação pessoal e progressiva de Deus, para cada um dos Seus filhos, que a “teologia prática” entra em cena de maneira intensa e didática. Intensa, pois perto da Glória do Senhor, a pequenez humana fica patente aos que O temem. Didática, pois como em uma aula prática, sempre acabamos aprendendo e internalizando conceitos que outrora, eram apenas da “teologia teórica”, ou seja, que tinham sido aprendidos apenas durante as leituras, por exemplo.
Quero crer que, na maioria das vezes, o aprendizado da “teologia prática” é fixado de maneira mais duradoura no cristão, quando comparado com o aprendizado teórico.
Quando passamos por experiências com Deus durante a jornada cristã, estamos tendo aulas de “teologia prática”, com um professor particular e capacitado para a tarefa.
E, assim como no dia-a-dia de estudo formal, é muito melhor quando aprendemos o conteúdo que o Senhor quer nos ensinar, logo da primeira vez que recebemos a aula, ao invés de termos que repetir cada disciplina muitas e muitas vezes... Glória a Ti, Senhor!