Páginas do blog ASTSE

01 março 2019

Justificação pela fé somente

A importante Doutrina da Justificação pela Fé Somente (Sola Fide) está diretamente relacionada com a grande revolução teológica ocorrida na Reforma Protestante do século XVI. E não somente isto, mas esta Doutrina é o que distingue a Fé Cristã Reformada de outras formas de fé ao redor do mundo, pois todas acabam sendo meritocráticas, em última instância. Segundo a Doutrina da Justificação pela Fé Somente, o cristão é salvo não por seus próprios méritos, mas pelos perfeitos méritos de Cristo Somente (Solus Christus).

Para quem quiser ler um excelente texto a respeito deste assunto, recomento um texto do pr. Joel Beeke intitulado "Justificação pela Fé Somente (A Relação da Fé com a Justificação)" (link em PDF), que está traduzido parcialmente do original em inglês, intitulado "Justification by faith alone (The Relation of Faith to Justification)" (link em PDF). Abaixo podem ser encontrados alguns trechos extraordinários encontrados neste texto do pr. Joel Beeke. Outros trechos selecionados a partir da leitura deste maravilhoso texto podem ser encontrados neste arquivo PDF.

Horatius Bonar explica desta forma: "A fé não é obra, nem mérito, nem esforço; mas é o cessar de tudo isso, e a aceitação em seu lugar daquilo que um outro fez - fez completamente, e para sempre". 
B.B. Warfield resume desta maneira: “É do seu objeto [Jesus Cristo] que a fé deriva seu valor...O poder salvador da fé, dessa forma, não reside em si mesma, mas no Salvador Todo-Poderoso em quem ela reside...Não é a fé que salva, mas a fé em Jesus Cristo...Falando estritamente, não é nem mesmo a fé em Cristo que salva, mas Cristo que salva através da fé”.
Só existe fé ou condenação (Marcos 16:16; João 3:18). A fé é indispensável. 
John Flavel escreveu: "A alma é a vida do corpo; a fé é a vida da alma; Cristo é a vida da fé".
***O Espírito Santo usa a fé para operar a graça soberana. Como G. C. Berkouwer declara: "O caminho da salvação é o caminho da fé justamente porque é somente em fé que a exclusividade da graça divina é reconhecida e honrada...A fé não é uma competidora da sola gratia [pela graça somente]; mas a graça soberana é confirmada pela fé...Sola Gratia e Sola Fide [pela fé somente], dessa forma, permanecem o tudo ser e tudo terminar do relacionamento entre a fé e a justificação".

***Quanto a esta relação entre a Graça (gratia) e a Fé (fide), o próprio pr. Joel Beeke já usou uma ilustração muito didática em uma pregação para ensinar sobre esta questão. Antes de mostrar a ilustração que ele usou, vamos relembrar, por exemplo, do texto de Efésios 2:8-9, " Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie". Vamos agora à ilustração que ele usou na pregação: "Imagine um homem caminhando no deserto ao meio-dia, com o sol quente em sua cabeça, morrendo de sede, procurando por água. Em sua direção, vem outro homem carregando um copo com água fresca e oferece ao homem sedento, que toma a água através de um canudo. Quando o homem, antes sedento, terminar de beber a água, o que vocês acham que ele vai exclamar? 'Oh! Que canudo maravilhoso!!!' É claro que não! Ele, com certeza, vai exclamar 'Oh! Que água maravilhosa!!!' Já dá para perceber que a água é equivalente à graça, a substância, e o canudo é equivalente à fé, o instrumento da salvação".

Outra Doutrina que teve um papel central na Reforma Protestante foi a da Sola Scriptura, esta convicção de que somente as Escrituras são a Palavra de Deus e, portanto, a única regra infalível para a vida e doutrina.

Portanto, para terminar este texto, já que falamos de várias Doutrinas que foram importantes contribuições da Reforma Protestante, só falta falar da última (Soli Deo Gloria) das 5 grandes Doutrinas que foram resumidas nos chamados 5 Solas (Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Soli Deo Gloria).

Soli Deo Gloria (SDG): Toda a glória somente a Deus, por tudo, sempre!