Páginas do blog ASTSE

14 julho 2025

Aprendizado piedoso 220

What If There Is No Ressurrection?
("E se não houver ressurreição?" )
 
Pr. John MacArthur
[19/06/1939 - *14/07/2025*] 
 
"O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe [archēgos] e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados." (At 5:30-31)
 
'No quinto capítulo de Atos, apenas uma referência rápida, versículo 30, "O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus". Novamente, há aquela ênfase em Deus ressuscitou-O para vindicar, validar Sua obra expiatória [...] Você entende que o perdão dos pecados está conectado, então, à validação do Pai sobre a obra do Filho por meio da ressurreição.
A propósito, a palavra archēgos é traduzida como Príncipe no versículo 31. Poderia ser traduzida de várias maneiras: originador, autor, pioneiro, líder, precursor. Encontrei um uso interessante dessa palavra no vocabulário marítimo [náutico]: os navios tinham um archēgos. Este era um membro da tripulação que era o nadador mais forte e, se algo acontecesse com o navio, ele amarrava uma corda na cintura, mergulhava e nadava até a praia. Depois de amarrar a corda, ele voltava e ajudava todos a chegarem à praia, por meio da corda.
Em um sentido muito real, Jesus nadou nas águas da morte e ancorou a corda para resgatar a todos nós. Belo uso dessa palavra [archēgos]. Mas, se ele tivesse se afogado nas águas da morte, então não haveria corda e estaríamos todos condenados [...] Se Ele não tivesse ressuscitado, então ainda estaríamos em nossos pecados.'

*Nota*: neste dia 14/07/2025, o pr. John MacArthur foi promovido à glória, e se encontra na presença do Senhor, deixando o legado de uma vida dedicada ao ensino e à exposição das Esctrituras. Esta postagem é apenas uma singela homenagem a este homem de Deus, com quem tive o privilégio de aprender muito nos últimos anos, por meio de suas mensagens, que ainda se encontram disponíveis na plataforma SermonAudio. Glória somente a Deus por tudo, inclusive pela vida deste servo, que já se encontra na presença do nosso Senhor e Rei!