Páginas do blog ASTSE

02 dezembro 2025

A exaustiva exaustão da existência exaurida na fadiga...


Nos gráficos da figura acima, podem ser encontradas as palavras "exhausted" [exausto], "tired" [cansado], "beaten" [derrotado], "worn" [desgastado], "collapsed" [colapsado], "tumbled" [desabado], "fatigued" [fatigado], em uma busca, ao longo do período de 1970 (década em que pessoas da nossa geração nasceram) até os dias de hoje (década de 2020), pela frequência de ocorrência destes termos, em inglês, nos livros digitalizados pelo projeto Ngram. Todas estas palavras, em inglês, trazem a ideia de alguém estar esgotado, exaurido, extenuado, exausto, estafado, gasto, colapsado, desabado, abatido, cansado, etc. Este conceito parece ser tão amplo, que precisa ser representado por várias palavras, para uma compreensão mais completa e precisa. Contudo, o que pode ser observado claramente nestes gráficos é que todas estas palavras aparecem com frequência crescente na literatura, ao longo destas últimas 5 décadas (ou meio século).
Nos discionários de etimologia, a palavra "fatigue" [fadiga] tem orígem no séc. XVII, sendo proveniente do latim "fatigare" [cansar, exaurir], mas, originalmente, do adjetivo pré-latino "fati-agos", que quer dizer "levando ao ponto de quebra". 
Encontramos a palavra fadiga algumas vezes nas Escrituras, mas chama a nossa atenção o livro de Eclesiastes:
"Pois que tem o homem de todo o seu trabalho e da fadiga do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?" (Ec 2:22)
No ensino do Pregador (ver Ec 1:1), inspirado pelo Espírito Santo, a palavra traduzida por fadiga, no original [#Strong H7475: ra ̀yown], é a mesma palavra usada no final do verso Ec 4:16 para "correr" atrás do vento, e parece ter o mesmo significado de "vexation", em inglês, que pode ser traduzido, para o português, como aborrecimento, frustração, irritação, enfado. Estes, infelizmente, são sentimentos e comportamentos típicamente encontrados em quem está com fadiga.
 
Qual a solução?
Resposta: Não há nenhuma novidade aqui... "nada há, pois, novo debaixo do sol" (Ec 1:9b)... a única solução é a mesma de sempre... Arrepender-se, verdadeiramente, do pecado de ter "passado do ponto" e queimado "todo o combustível", de forma imprópria e desequilibrada, e voltar-se para a Cruz do Calvário, para encontrar, novamente, o perdão e o descanso apenas nAquele que é o nosso único e derradeiro descanso, não somente na Eternidade da Glória, mas atualmente, já aqui e agora, neste mundo febril, cansativo e fatigante: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mt 11:28–30)

Obrigado, Senhor, por ser nosso descanso atual e eterno! 
Suplicamos que nos ensine, por Tua Palavra e por Teu Espírito, a descarsarmos somente em Ti! 
Amém
 
----------
*Nota: é possível encontrar algumas curiosidades interessantes sobre este tema (fadiga, cansaço, etc.) na internet. Algumas valem a pena, enquanto outras não. Caro leitor, apenas tenha a certeza de usar bom senso: "[...] julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal" (1Ts 5:21–22)
- frases sobre cansaço (para colocar em perfis do IG, FB, WA, etc)