Print Friendly and PDF

21 março 2019

S.D.G. (continuação...)

Hoje, dia 21 de março de 2019, a Google está homenageando o renomado compositor e músico alemão, Johann Sebastian Bach, com seu primeiro Doodle contendo Inteligência Artificial (IA):

 
Neste Doodle, os internautas podem compor melodias personalizadas ao estilo de Bach, com o auxílio da IA, e pode compartilhá-las nas redes socias ou fazer download. 
Segundo a descrição, o sistema de IA foi treinado com 306 harmonizações do coral de Bach, sempre contendo 4 vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica, enquanto criam uma rica progressão harmônica quando tocadas em conjunto.  
É impressionante o grau de desenvolvimento que já alcançou a Tecnologia da Informação (TI), utilizando sistemas de IA para ferramentas desta natureza, não é mesmo?
A única coisa que a Google esqueceu de mencionar na página de descrição deste impressionante Doodle com Inteligência Artificial (IA), foi que a Inteligência Natural (IN) de Johann Sebastian Bach, que o habilitou para a criação de peças musicais mundialmente reconhecidas como extraordinárias e geniais, foi criada à imagem e semelhança de uma Inteligência Superior (IS) (ou seja, foi criado também com uma mente racional, ver Gênesis 1:26-27), por um Deus criador eterno, soberano, transcendente e imanente. E o mais importante é que o próprio Bach sabia disso, como cristão, pois sua fé o conduzia em suas composições, ao ponto dele suplicar auxílio divino para inspiração, através do uso das letras J.J. ("Jesu, juva", que quer dizer "Jesus, ajuda-me"), normalmente logo no início do registro de suas partituras musicais. Ao final de suas composições, Bach utilizava a sigla S.D.G. (Soli Deo Gloria) para render Glória a Deus. 
Ver post S.D.G., com as figuras das partituras de Bach, em:
E Soli Deo Gloria também pelos avanços em TI, por capacitar seres humanos a desenvolver seu intelecto e serem capazes de projetar ferramentas de computador tão extraordinárias como este Doodle comemorativo do Bach.

O apóstolo Paulo já exortava, na carta aos Coríntios, para o cristão fazer tudo para a Glória de Deus:
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31)
A primeira pergunta dos catecismos (Maior e Breve) de Westminster é relacionada a este assunto.
No catecismo Maior de Westminster, por exemplo:
Pergunta 1. Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre.
Referências bíblicas: Romanos 11:36; 1Coríntios 10:31; Salmos 73:24-26; João 17:22-24

Mesmo não sendo um grande conhecedor de música clássica, é muito difícil não ser impactado por algumas das obras mais extraordinárias de Bach, como por exemplo, "Jesus, alegria dos homens".

SDG