Print Friendly and PDF

09 setembro 2025

Desistir de desistir

Existem certos dias em que acordamos com uma vontade aguda de desistir da batalha espiritual intensa na vida cristã. Nestes dias, dependemos ainda mais do Senhor, de forma muito presente e contínua em nossas vidas, para Sua graça e misericórdia nos conduzir à opção de "desistir de desistir". 

O principal meio de graça que o Senhor usa para nos convencer de "desistir de desistir" é a Sua Palavra, como por exemplo, nos ensina o apóstolo Paulo (na carta aos Romanos) e o autor aos Hebreus:
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." (Romanos 5:3-5)
"Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé [*]; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." (Hebreus 10:35-39) [*ver Hc 2:3-4]

A oração é outro meio de graça que as Escrituras nos exortam a usar para perseverarmos na fé. Alguns exemplos de textos bíblicos: Atos 1:14; Romanos 12:12; Efésios 6:18; Colossenses 4:2; 1Timóteo 5:5. Além destes exemplos, o primeiro capítulo da epístola de Tiago também ensina muito sobre perseverança nas tribulações, e os Salmos também repetem várias mensagens de encorajamento, como por exemplo: "Porque estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." (Salmos 42:5,11)

Outros meios de encorajamento que Deus também pode usar graciosamente incluem a leitura de bons livros (devocionais, biografias, poesias, etc), e também algumas citação e declarações de homens e mulheres que perseveraram ao longo da história, como por exemplo a famosa declaração de Winston Churchill em um trecho de um discurso proferido em 29 de outubro de 1941, na Escola Harrow: "[...] A lição é a seguinte: nunca desista, nunca, nunca, nunca. Em nada. Grande ou pequeno, importante ou não. Nunca desista. [...] Nunca se renda à força, nunca se renda ao poder aparentemente esmagador do inimigo.

Não podemos nos esquecer que o Senhor Jesus, nosso melhor e mais perfeito amigo (ver, por exemplo, João 15:12-17), também pode usar a dádiva de nos presentear com irmãos e amigos sinceros, que se apresentam como companheiros/peregrinos ao longo da jornada da vida cristã neste mundo amargo, tornando o nosso caminho para o Céu mais doce.

Além de muitos outros meios que o Senhor pode soberanamente usar para o nosso encorajamento diário, também existem os hinos e cânticos de louvor, como por exemplo, o belo hino "Ó Cristãos, Avante!":

Ó cristãos, avante! Sem temor marchar!
Pela cruz de Cristo, com ardor lutar
Cristo, o nosso Mestre, guia o batalhão
No calor da guerra ergue Seu pendão

Ó cristãos, avante!
Marchar, marchar, marchar!
Pela cruz de Cristo
Com ardor lutar!

Ó cristãos, avante contra Satanás!
A Jesus seguindo, Príncipe da paz
Nunca o inimigo prevalecerá!
Com as hostes santas Cristo vencerá!

Reinos pereceram, tronos e nações
Mas a igreja vence, mesmo em aflições
Vamos, pois, avante, com fervor marchar
Rumo para a glória, nosso eterno lar


Louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12:2)!

03 setembro 2025

CRISE em acróstico

Já que todos estão falando em CRISE, em nossos dias, também vamos tentar falar, porém em acróstico: 
 
C_risto 
R_eina em seu...
I_mpério, como...
S_oberano 
E_ntronado!

Poesia em acróstico: "CRISTO, a Certeza"

Certa vez
Certo amigo
Certamente me falou que,
Certeiro mesmo é o
Certíssimo adágio popular, "só sei que nada sei",
Certo, inclusive, de que tal ditado,
Certamente também poderia ser dito assim:
"Certeza mesmo só tenho de que não tenho...
Certeza nenhuma
".
...
"Certo estás disso, meu amigo?", 
Certamente alguém poderia responder,
Certíssimo de questionar sobre a...
Certeiramente duvidosa declaração, e também...
Certeiro de declarar, com firme convicção, 
Certamente, assim:
"Certeza apenas existe uma, e... 
Certo estou que Ele se chama CRISTO".
Certamente, Amém! [Ap 1:7; 22:20]

C_ordeiro 
R_edentor 
I_maculado 
S_alvador 
T_otalmente 
O_nipotente