Existem certos dias em que acordamos com uma vontade aguda de desistir da batalha espiritual intensa na vida cristã. Nestes dias, dependemos ainda mais do Senhor, de forma muito presente e contínua em nossas vidas, para Sua graça e misericórdia nos conduzir à opção de "desistir de desistir".
O principal meio de graça que o Senhor usa para nos convencer de "desistir de desistir" é a Sua Palavra, como por exemplo, nos ensina o apóstolo Paulo (na carta aos Romanos) e o autor aos Hebreus:
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." (Romanos 5:3-5)
"Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé [*]; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." (Hebreus 10:35-39) [*ver Hc 2:3-4]
A oração é outro meio de graça que as Escrituras nos exortam a usar para perseverarmos na fé. Alguns exemplos de textos bíblicos: Atos 1:14; Romanos 12:12; Efésios 6:18; Colossenses 4:2; 1Timóteo 5:5. Além destes exemplos, o primeiro capítulo da epístola de Tiago também ensina muito sobre perseverança nas tribulações, e os Salmos também repetem várias mensagens de encorajamento, como por exemplo: "Porque estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." (Salmos 42:5,11)
Outros meios de encorajamento que Deus também pode usar graciosamente incluem a leitura de bons livros (devocionais, biografias, poesias, etc), e também algumas citação e declarações de homens e mulheres que perseveraram ao longo da história, como por exemplo a famosa declaração de Winston Churchill em um trecho de um discurso proferido em 29 de outubro de 1941, na Escola Harrow: "[...] A lição é a seguinte: nunca desista, nunca, nunca, nunca. Em nada. Grande ou pequeno, importante ou não. Nunca desista. [...] Nunca se renda à força, nunca se renda ao poder aparentemente esmagador do inimigo."
Não podemos nos esquecer que o Senhor Jesus, nosso melhor e mais perfeito amigo (ver, por exemplo, João 15:12-17), também pode usar a dádiva de nos presentear com irmãos e amigos sinceros, que se apresentam como companheiros/peregrinos ao longo da jornada da vida cristã neste mundo amargo, tornando o nosso caminho para o Céu mais doce.
Além de muitos outros meios que o Senhor pode soberanamente usar para o nosso encorajamento diário, também existem os hinos e cânticos de louvor, como por exemplo, o belo hino "Ó Cristãos, Avante!":
Ó cristãos, avante! Sem temor marchar!
Pela cruz de Cristo, com ardor lutar
Cristo, o nosso Mestre, guia o batalhão
No calor da guerra ergue Seu pendão
Ó cristãos, avante!
Marchar, marchar, marchar!
Pela cruz de Cristo
Com ardor lutar!
Ó cristãos, avante contra Satanás!
A Jesus seguindo, Príncipe da paz
Nunca o inimigo prevalecerá!
Com as hostes santas Cristo vencerá!
Reinos pereceram, tronos e nações
Mas a igreja vence, mesmo em aflições
Vamos, pois, avante, com fervor marchar
Rumo para a glória, nosso eterno lar
Louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12:2)!