Alguém poderia perguntar o que torna o "ser humano", de fato, HUMANO? Algumas tentativas muito comuns de resposta, talvez incluíssem:
#1) "Não seria a sua capacidade de pensar, ou seja, a sua racionalidade, em contraste com 'outros animais' menos evoluídos?"
Basta olhar ao nosso redor e, infelizmente, no nosso próprio espelho, para percebermos a grande irracionalidade de tantas atitudes humanas. A lista de exemplos seria tão grande, incluíndo nossa própria vida, que não caberia em um texto com este propósito, que é o de ser mais curto e reflexivo.
#2) "Não seria a sua capacidade de gerar descendentes igualmente racionais, e de cuidar deles de uma forma tão especial e diferente de 'outros animais' menos evoluídos?"
Excluindo-se os óbvios casos de pessoas com problemas de esterilidade indesejada e não intencional, com os quais nos compadecemos profundamente devido ao seu sofrimento dilacerante na busca por meios e métodos de reprodução para gerar filhos, o que se pode observar comumente é que vários seres humanos dos nossos dias tem predileção clara pela criação de pets, ao invés de outros seres humanos. É importante enfatizar que nossa intenção, com estas colocações, não é a de ofender criadores de pets, de forma alguma, mas é a de colocar em perspectiva estas questões desafiadoras da nossa era.
#3) "Não seria a sua capacidade de amar e fazer o bem?"
Novamente, basta olhar para diversos exemplos, muito próximos, incluíndo vários de nossa própria vida, para este argumento rapidamente "ir por terra", e ser completamente rechaçado.
#4) "Não seria a sua capacidade de se comunicar de forma tão racional, superior, ética e amorosa, com outros seres humanos?"
Apesar de tantos meios de comunicação extraordinários que temos disponíveis hoje em dia, a exemplo dos recursos tecnológicos para comunicação instantânea à distância, e incluindo os recursos magníficos para superar dificuldades, deficiências e limitações humanas de todos os tipos, o que se tem observado frequentemente é que o ser humano se comunica cada vez menos, com menos palavras, e até mesmo com menos letras nas palavras, como observa-se nas famosas "gírias" usadas na internet.
O que, então, significa ser HUMANO?
Homo sapiens
Unidos, entre si, pela "cósmica energia" da "mãe terra"
Manifestando sua alta capacidade de aprimorar-se a si mesmo
Anulando eficazmente qualquer eventual defeito em si mesmo
Nivelando a humanidade em "altos padrões" éticos e morais
Ouvacionado e celebrado por seus "grandes feitos" intelectuais
ou, então...
Humilhado por sua própria incapacidade cognitiva e intelectual
Ultrajado na sua própria insuficiência moral e ética
Marejando os olhos de tristeza e dor na experiência comum da vida
Anulando sua própria capacidade de amar e se importar com o próximo
Negando sua inescapável condição, como criatura
Obliterando, em si mesmo, a imagem de Deus, seu Criador
"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:26-27)
O "real" significado de ser HUMANO só pode ser definido, de fato, pelo "Rei" que nos criou... A Ele, somente, seja toda a glória, a honra e o louvor, pelos séculos dos séculos!
P.S.: talvez pudéssemos lembrar de uma quinta tentativa de resposta muito comum, para explicar o que significa ser humano. Alguém poderia dizer que é por causa da nossa capacidade de "sonhar". Só posso responder, caro(a) leitor(a), que tenho exercitado esta capacidade humana, "sonhando" e ansiando com aquele grande Dia em que encontraremos este grande e eterno Rei, Senhor e Redentor, face-a-face, na glória maravilhosa e indescritível do Céu!
"Deus, não me envie mais para a minha parte do paraíso, mas envia-me para Cristo. E, certamente, eu serei rico o suficiente e também participante do melhor céu que há, se Cristo for o meu céu." (Samuel Rutherford, Carta 87)