Translate

Print Friendly and PDF

17 janeiro 2022

Graça Abundante

Graça Abundante ao principal dos pecadores - John Bunyan

Trecho do capítulo "O triunfo da graça":

"Contudo, eu via meu pecado como o mais bárbaro e imundo crime e não pude deixar de concluir, com grande vergonha e assombro, que tinha insultado terrivelmente o santo Filho de Deus. Então, senti minha alma compadecer-se dele e amá-lo muito e, no meu íntimo, o desejei, enquanto percebi que ele ainda era meu amigo e retribuíra com o bem o mal que eu fizera. Sim, o amor e a afeição que ardiam dentro em mim por meu Senhor e Salvador jesus Cristo encorajavam, naquele momento, um forte e apaixonado desejo de vingança contra mim mesmo devido à maneira como o insultei. Para expressar com palavras o que eu pensava, diria que se tivesse 4.500 litros [i] de sangue em minhas veias, de boa vontade eu os derramaria todos à ordem de meu Senhor e Salvador e aos seus pés."

----------------
Notas:
[i] "4.500 litros" correspondem aproximadamente à "1.000 galões imperiais" (thousand gallons, no original). Um detalhe interessante é que esta declaração autobiográfica do autor (John Bunyan) é muito parecida com a declaração do personagem "Esperançoso" no final do capítulo 18 do seu outro livro bastante conhecido, "O Peregrino". No final do capítulo 18, em um diálogo entre os amigos e companheiros de peregrinação, "Esperançoso" responde ao "Cristão": "Fez-me amar a vida de santidade... e desejar fazer algo para honra e glória do nome do Senhor Jesus. Pensei: tivesse eu agora mil litros (thousand gallons, no original) de sangue nas veias, poderia vertê-lo todo por amor de Jesus Cristo".