Translate

Print Friendly and PDF

26 maio 2024

doAÇÃO & gratiDÃO

 [Gráfico de ocorrência do termo "thankfulness" (ou "gratidão") na Bíblia (inglês)]

12Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.13Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;14acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.15Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.16Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.17E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl 3:12-17)

É interessante notar que no substantivo gratiDÃO é possível reconhecer a palavra “DÃO”, nos fazendo lembrar que a gratidão é sempre uma decisão voluntária de doação daqueles que “DÃO” graças a Deus pela vida de alguém que geralmente manifestou amor através de um gesto prático, seja por meio da “AÇÃO” de doAÇÃO de bens materiais para atender necessidades reais e urgentes do “próximo”, ou seja por meio de palavras de graça e misericórdia dirigidas ao “próximo”, ou seja até mesmo por meio de um abraço prolongado e sincero no “próximo”.

Qual é o principal de todos os mandamentos?29Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! 30Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. 31O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12:28b-31)

Também é importante notar que no verbo agraDECER é quase possível notar a palavra “DESCER”, lembrando-nos de outro importante aspecto da gratidão, que está relacionado à humildade. Tanto para quem oferece, quanto para quem recebe, é preciso “descer” a escada da humildade, para “subir” a escada da gratidão!

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Ts 5:18)

Como conclusão, no final deste ciclo de doAÇÃO & gratiDÃO, os [salmos] nos ensinam quem é finalmente enGRANDEcido:

Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus.” [48:1]

 “O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?” [77:13]

“Pois tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus!” [86:10]

“Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.” [95:3]

“Porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses.” [96:4]

“... eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses.” [135:5]

Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.” [145:3]

Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.” [147:5]

Caro irmão ou irmã por quem Cristo morreu, qual será o seu “próximo” gesto de amor, em gratiDÃO a Deus, através de doAÇÃO ao “próximo”?

Glória somente a Deus por tudo!