Translate

Print Friendly and PDF

20 novembro 2011

Palavras cruzadas

A tentativa deste texto é relacionar o processo de aprendizado cristão com o preenchimento de palavras cruzadas.


Palavras cruzadas

                O jogo de palavras cruzadas, que pode ser comprado em qualquer livraria ou banca de revistas, é um passatempo bastante comum. Além de serem divertidas, também podem fazer bem à saúde, sendo normalmente recomendadas por geriatras para estimular o cérebro e principalmente a memória de chamada geração da terceira idade (ou “melhor idade”). Para quem não se recorda do jogo, trata-se daquelas linhas e colunas formadas por quadrados em branco que se cruzam umas com as outras. Cada palavra que preenche as lacunas destes quadrados normalmente é descoberta através de dicas que acompanham o jogo. Como curiosidade, os profissionais que criam as palavras cruzadas são chamados de cruciverbalistas e os seus praticantes, de cruzadistas.
Desde que me converti ao cristianismo e passei a aceitar a certeza da fé no nosso Senhor, me sinto um cruzadista continuamente preenchendo lacunas em branco nas palavras cruzadas da minha vida. Metaforicamente falando, as lacunas que estão sendo preenchidas são os anseios e as expectativas da jornada, enquanto as palavras que estão se encaixando nestas lacunas provém dos ensinamentos de Deus, através da sua palavra, que tem como fonte principal as escrituras sagradas.
No começo da palavra cruzada, o desafio é um pouco maior, pois como ainda poucas palavras foram solucionadas nas lacunas, o preenchimento deve ser guiado pelas dicas e ensinamentos que fazem parte do processo. Porém, à medida que o quadro vai sendo preenchido, as palavras vão se cruzando de maneira mais completa e mesmo que as dicas não possam ser desvendadas por causa do grau de dificuldade, você acaba preenchendo as palavras pela lógica, já que existem poucas possibilidades para algumas palavras serem completadas de maneira ortograficamente correta nas lacunas.
Fazendo-se um paralelo com a experiência de aprendizado na vida cristã, o recém-convertido, muitas vezes ainda imaturo na fé, apesar do seu vigor devocional, precisa preencher muitas lacunas. Porém, o amadurecimento da fé e o aprimoramento do espírito, através do estudo e da dedicação, levam a um preenchimento mais completo destas palavras cruzadas.
Desta forma, qualquer cruzadista autêntico tem uma sensação de estar cumprindo seu dever ou de estar realizando seu propósito ao preencher estas lacunas com as palavras preciosas encontradas nos ensinamentos de Senhor, o cruciverbalista supremo.