Translate

Print Friendly and PDF

Fotografia

 

Segundo o dicionário de etimologia, o termo “fotografia” foi cunhado em 1839 pelo pioneiro inglês, Sir John Herschel (filho do astrônomo), à partir do grego: “photo” (que significa “luz”) + “graph” (que significa “algo escrito”). Desta forma, poderíamos dizer que um fotógrafo seria alguém que “escreve com a luz”, ou seja, alguém que associa palavra com luz. Neste contexto, é impossível não lembrar do Evangelho segundo João, pois aquele que é o Verbo, a Palavra (“Logos”, no grego), também é a luz dos homens (João 1:1-5). Como discípulos desta Palavra viva, o Senhor Jesus Cristo, a luz do mundo (João 8:12; 9:5), não é de se estranhar o fato de também desejarmos associar palavra com luz, tentando “escrever com a luz” através da fotografia, pois não deixa de ser uma forma de dar um testemunho como “sal da terra” e “luz do mundo” (Mateus 5:13-14).

*Link para o site de fotografias Flickr:

*Link para o site de fotografias 500px:

Na descrição do perfil deste link acima (500px), pode ser encontrado o propósito destas fotografias:
'All photos here are authoral, in order to glorify the triune and sovereign God, who holds the "copyright" of His magnificent creation! Todas as fotos aqui são autorais, com o propósito de glorificar ao Deus triúno e soberano, que detém os "direitos autorais" da Sua magnífica criação!'
 
Posso testemunhar que há, pelo menos, 3 momentos de alegria no exercício da fotografia:
1) Ao olhar para o assunto da foto.
2) Ao clicar, registrando a foto.
3) Ao compartilhar a foto.

Dou graças a Deus pela alegria que o exercício da fotografia - como amador - tem proporcionado em minha vida. Ao fotografar a natureza, frequentemente tenho sido conduzido a uma experiência de contemplação e maravilhamento em relação ao propósito e à providência de Deus na Sua criação, que ainda guarda boa parte da sua magnífica beleza original, mesmo depois da Queda pelo pecado, como está registrado no capítulo 3 do relato histórico e literal do livro de Gênesis.