Translate

Print Friendly and PDF

05 maio 2012

Peregrinos comprometidos

Peregrinando comprometidamente, com fé...

Peregrinos comprometidos

Em vários versículos encontrados no capítulo 11 do livro de Hebreus pode ser observado um relato com exemplos de servos de Deus que procuraram seguir Suas ordenanças, Seus desígnios para o propósito de vida destas pessoas, como por exemplo, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Jacó, José, Moisés, e tantos outros. A expressão “Pela fé” parece se repetir propositalmente no início de vários destes versos, para enfocar especificamente a importância da fé que guia os servos comprometidos a cumprirem a vontade do Deus único, justo e soberano.
O décimo terceiro versículo deste capítulo traz o seguinte texto: “Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra” (Hb 11:13).
Estes homens, fiéis e comprometidos com o nosso Senhor, perceberam que estavam na situação de peregrinos pela jornada de vida neste planeta, e tendo a visão da promessa do nosso Deus poderoso e absoluto, procuraram cumprir bem esta jornada.
Outro texto significativo, encontrado em Crônicas I, descreve: “Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência” (1Cr 29:15). A verdade contundente deste texto aparece através da beleza poética da comparação dos nossos dias (como peregrinos) sobre a terra com uma sombra, que depende de uma fonte de luz para existir, sendo esta fonte de luz a Glória ofuscante do nosso Deus.
O apóstolo Pedro, chamado por nosso Senhor Jesus Cristo de “pescador de homens” (Lc 5:10), traz em sua primeira epístola o texto: “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação” (1Pe 1:17). A exortação do apóstolo, “andai em temor”, explica que não devemos agir como “turistas despreocupados”, mas sim como “peregrinos comprometidos”, tendo em mente o efêmero período da nossa existência na terra, e procurando cumprir esta caminhada através de uma postura cristã autêntica e amadurecida, contando com o auxílio re-estruturador do Santo Espírito de Deus.
Graças Te damos, ó Deus eterno e misericordioso, pela oportunidade de peregrinarmos em teu Santo Nome, nos concedendo como intercessor o Teu filho unigênito, sentado à Tua destra nas regiões celestiais.