Translate

Print Friendly and PDF

05 agosto 2012

Epicentro do bom ânimo

A fé nos aproxima do epicentro do bom ânimo...

Epicentro do bom ânimo

Nos momentos de provações e dificuldades, muitas vezes parece estarmos no epicentro de um terremoto, ou seja, no local mais afetado pelos abalos sísmicos da tribulação.
As palavras do nosso Senhor Jesus Cristo, para encorajamento em momentos de adversidade e aflição, aparecem em vários trechos dos Evangelhos, como por exemplo, “tem bom ânimo”:
“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados” (Mt 9:2).
“E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama” (Mc 10:49).
“E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz” (Lc 8:48).
No Antigo Testamento, também podemos encontrar vários textos encorajadores, como por exemplo, logo no começo do primeiro capítulo de Josué, quando o Senhor Deus fala a Josué sobre a sua desafiadora tarefa de suceder Moisés, dizendo: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js 1:9).
O grande pregador C. H. Spurgeon, em sermão datado de 1855, quando registrava apenas 20 anos de idade, deixou a seguinte mensagem: “Então, vá, atire-se no mais profundo mar da divindade; perca-se na sua imensidão, e sairá dele completamente descansado, reanimado e revigorado. Não conheço coisa que possa confortar mais a alma, acalmar as ondas da tristeza e da mágoa, pacificar os ventos da provação que a meditação piedosa a respeito da divindade”.
O bom ânimo, produzido pela reanimação e pelo revigoramento da alma outrora contrita, depende da imersão ou do mergulho no “mar da divindade”, entregando seus pensamentos, ações e sentimentos ao Senhor, num ato de fé professada e exercitada cotidianamente em nossas vidas, com o propósito de exaltar a Glória do nosso Deus.
Desta forma, podemos citar a bênção apostólica de Paulo, no final do último capítulo da segunda carta aos Coríntios: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém” (2 Co 13:14).