“Eis-me aqui”
Foi
assim que Moisés respondeu ao chamado do Senhor em Horebe, o “Monte de Deus” (Êxodo
3:1-4), ao se deparar com a uma sarça que ardia em fogo, mas não se consumia:
“Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e
disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!”.
Esta
também foi a resposta de Samuel no começo do terceiro capítulo do primeiro
livro (1Samuel 3:1-4), onde está relatado que este se encontrava deitado no
templo do Senhor, onde estava presente a arca de Deus: “o Senhor chamou o
menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!”.
Contudo,
após este primeiro chamado, o menino Samuel correu para o sacerdote Eli, achando
que o chamado tinha vindo dele, pois também se encontrava descansando no templo:
“...Eis-me aqui, pois tu me chamaste” (v. 5). Eli disse que não havia chamado o
menino e o mandou tornar a deitar-se. Samuel deitou-se, mas o Senhor o chamou
novamente (v. 6): “Samuel!”. Ele voltou ao sacerdote Eli, dizendo: “Eis-me
aqui, pois tu me chamaste”. Novamente, Eli lhe diz: “Não te chamei, meu filho,
torna a deitar-te”.
Como
Samuel “ainda não conhecia o Senhor” (v. 7), ou seja, não tinha familiaridade,
pois “ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor”, Deus o chama
novamente, pela terceira vez. Samuel vai novamente até Eli: “Eis-me aqui, pois
tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o Senhor quem chamava o jovem” (v.
8).
Desta
forma, Eli disse a Samuel: “Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala,
Senhor, porque o teu servo ouve” (v. 9). O que talvez seja mais impressionante
neste versículo 9 é o fato de Eli ter mandado a Samuel novamente deitar-se,
mesmo já tendo percebido “que era o Senhor quem chamava o jovem” (v. 8). Parece
que Eli sabia que o Senhor é um Deus que termina a “boa obra” que começa (ver
Filipenses 1:6), e que voltaria a chamar o menino Samuel, se esta era a Sua
vontade soberana. A confiança de Eli no cumprimento da visão de Deus para
Samuel era tão sólida, que parece que ele, depois de ter recomendado que o menino
deitasse novamente, também caiu no sono e acordou só no dia posterior,
perguntando para Samuel: “Que é que o Senhor te falou ?” (v. 17). No versículo
10, está escrito: “veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como duas outras
vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve”.
Assim
então, o menino Samuel compreendeu o chamado do Senhor Deus e atentamente ouviu
as suas palavras. No versículo 20 do mesmo capítulo, diz o relato que “todo o
Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como
profeta do Senhor”.
Outro relato veterotestamentário de
resposta ao chamado de Deus pode ser encontrado no livro do profeta Isaías
(capítulo 6). No começo deste capítulo, está relatada a visão de Isaías e o seu
chamamento (ver versículos 1 a 7). Isaías teve medo de ter olhado para o Rei, o
Senhor dos Exércitos, pois sabia que era “homem de lábios impuros” e que
habitava “no meio de um povo de impuros lábios” (v. 5). Então, um dos serafins
que estavam no templo voou até Isaías, levando na mão uma brasa viva tirada do
altar (v. 6), e tocou a boca dele, dizendo: “a tua iniquidade foi tirada, e
perdoado, o teu pecado” (v. 7).
O relato bíblico continua no
versículo 8, da seguinte forma: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia:
A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a
mim”. Isaías responde imediatamente ao Senhor, dizendo “eis-me aqui”,
complementando com “envia-me a mim”, prontamente atendendo ao chamado de Deus e
apresentando-se para o serviço. E nada fácil era a missão ou o propósito do
profeta Isaías, tendo que incentivar o povo de Deus a ser leal ao Senhor,
arrependendo-se dos seus pecados e confiando Nele, mesmo enfrentando o exílio.
Tentando extrair alguma lição
edificante destes três homens de Deus (Moisés, Samuel e Isaías), em sua unânime
resposta ao chamado do Senhor, talvez possamos listar alguns pontos
importantes. Em primeiro lugar, o chamado pode acontecer em uma situação
difícil de acreditar, ou aparentemente paradoxal, como uma sarça ardendo em
chamas, mas que não se consumia. Mesmo assim, Moisés respondeu prontamente:
“eis-me aqui”. Um segundo ponto é que o cristão precisa estar atento ao
chamado, entendendo que ele pode vir direto da comunhão com o Senhor, e não necessariamente
através dos homens. Assim, mesmo depois de vários chamados, quando Samuel
compreendeu que eram de Deus, ele respondeu prontamente. Finalmente, o cristão
precisa entender que pode ser necessário para ele receber um tratamento com “brasa
viva”, para estar apto a receber o chamado e, como Isaías, prontamente afirmar:
“eis-me aqui”. Mais do que responder ao chamamento, o cristão atento precisa
imediatamente se apresentar dispostamente para o serviço, como servo fiel do
Reino de Deus, dizendo com convicção: “envia-me a mim”.
Louvado seja o Senhor, por capacitar
Seus servos, para a Sua Glória e Majestade.