Translate

Print Friendly and PDF

13 outubro 2012

Pensamento em citação 38

William D. Phillips
(Prêmio Nobel em Física, 1997)

"Agradeço especialmente a minha esposa e filhas que me apoiaram e encorajaram, provendo a base emocional e espiritual, que torna a conquista recompensadora. Finalmente, agradeço a Deus por proporcionar um mundo maravilhoso e intrigante para nós explorarmos, e por me permitir ter o prazer de aprender algumas coisas novas sobre ele, e por me permitir fazê-lo na companhia de bons amigos e colegas."
(Phillips, como citado em “Nobel Lectures in Physics: 1996-2000. Gösta Ekspong - editor. Ed. World Scientific, 2002.”)

-------

Em artigo do “The Washington Times” de 22 de outubro de 2001, intitulado “Colocando fé na ciência” (“Putting faith in science”), está registrada a declaração que William Phillips fez na conferência de imprensa realizada após o recebimento do Prêmio Nobel em Física (1997): “Há muitas pessoas que eu quero agradecer, e eu também gostaria de agradecer a Deus por nos dar um universo tão maravilhoso e interessante para explorar.”
O artigo do “The Washington Times” destaca, a partir desta declaração de Phillips, que: “Tal elogio (louvor ou glorificação) para uma divindade, que são raros em ambiente de premiação Nobel, coloca o Sr. Phillips na tela do radar do movimento ‘ciência e religião’”.
Mais algumas declarações de William Phillips, encontradas no mesmo artigo:
- “Ser um cientista comum e um cristão comum parece perfeitamente natural para mim”.
- "O deus de Einstein, que é realmente apenas as leis da natureza, não é para mim ... Eu tenho a forte convicção de que Deus é pessoal, e esta é a base de minha fé."
- "Vamos imaginar que aprenderemos muito mais, e que isto nos aponte para a idéia de um Criador ... É difícil ver como é que isto vai apontar para um Criador que quer uma relação pessoal conosco, que nos ama, que quer que amemos uns aos outros, que tem expectativas para nós que nos chegam pela sabedoria das Escrituras."
- "Algumas coisas sobre a ciência te dão a impossibilidade de excluir a intervenção divina."