Translate

Print Friendly and PDF

18 dezembro 2012

Alegrai-vos no Senhor

As Sagradas Escrituras nos comunicam que devemos nos alegrar no Senhor, acima de qualquer circunstância.

Alegrai-vos no Senhor

A expressão “Alegrai-vos no Senhor” aparece na carta aos filipenses (3:1). As palavras de motivação do apóstolo Paulo também são bem claras em: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4:4).  A orientação para se “alegrar no Senhor” é tão importante que é reforçada duas vezes neste versículo. Em algumas versões da Bíblia, a palavra “regozijai-vos” pode aparecer no lugar de “alegrai-vos”, mantendo o sentido do texto.
No mesmo capítulo desta carta, o apóstolo também escreve: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:11-13). Paulo está falando de uma alegria ultra-circunstancial, ou seja, de uma alegria ou contentamento que independe das circunstâncias momentâneas da vida secular do cristão. Os salmistas também recomendaram o mesmo: “Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos” (Sl 32:11). “Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e daí louvores ao seu santo nome” (Sl 97:12).
Na primeira epístola aos tessalonicenses, Paulo também motiva: “Regozijai-vos sempre” (1Ts 5:16). Podemos perceber que ele não está dizendo para nos regozijarmos “de vez em quando” ou “frequentemente”, mas sim para nos alegrarmos “sempre”, independentemente das circunstâncias que a vida ou o mundo nos apresenta no dia-a-dia. 
A busca pela alegria é uma constante na humanidade, mas os seres humanos buscam normalmente por uma alegria momentânea e passageira, baseada em divertimentos seculares, em ambientes de descontração ou em equipamentos de entretenimento. Quando o prazer da novidade divertida acaba – e costuma acabar bem rápido na sociedade cada vez mais consumista em que vivemos – sobra o vazio espiritual e a necessidade da busca de algo que preencha esta lacuna. E esta lacuna, ou este vazio, só pode ser preenchida com a “alegria no Senhor”, ou seja, com o sangue imaculado do Cordeiro Redentor, o Senhor Jesus Cristo.
É importante ressaltar que não estão sendo criticadas as tecnologias e outras formas de entretenimento, mas apenas o mau uso ou abuso que pode decorrer delas. Como diz outro texto paulino: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Os momentos de alegria, através do uso de tecnologias de entretenimento, podem honrar e louvar a Deus, particularmente quando são vivenciados diante do Trono da Sua Glória, inclusive em ação de graças. Glória a Ti, Senhor !