Translate

Print Friendly and PDF

15 março 2013

Rocha eterna

Confiando no Rochedo...

Rocha eterna

A imagem que temos de uma rocha é de algo sólido, resistente e perene. 
Esta metáfora é usada muitas vezes nas escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, apontando para a imutabilidade, a permanência, a perenidade, a resistência e a solidez do Senhor. A permanência da Sua Palavra, a solidez do Seu caráter, a perenidade da Sua existência e a resistência do Seu poder.
“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna” (Is 26:3-4).
Os salmos estão repletos de analogia com a rocha: Sl 18:2,31,46; 19:14; 28:1; 31:2,3; 42:9; 62:2,6,7; 71:3; 78:35; 89:26; 92:15; 94:22; 95:1; 144:1.
A rocha da provisão foi tocada pelo cajado de Moisés, donde saiu água copiosamente, para suprir a sede do povo de Deus no deserto (Nm 20:10-11), testemunhando a abundância de água em Horebe (Êx 17:6).
A fenda da penha (rocha) foi usada para proteger Moisés, que desejava ver a Glória de Deus (Êx 33:18-23).
Duas tábuas de pedra serviram de base para cada registro escrito dos mandamentos do Senhor (Êx 24 e 34).
Doze pedras foram depositadas como memorial aos filhos de Israel, quando as águas do rio Jordão foram separadas diante da arca do pacto do Senhor (Js 4:4-7).
A Pedra de Esquina (ou Pedra Angular) constitui a primeira pedra, colocada para ajustar a construção do templo espiritual do Senhor: “Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef 2:19-22).
O mesmo tipo de metáfora (“templo espiritual”) é usada por Pedro (1Pe 2:4-8), com o termo “pedra viva”. Talvez este Apóstolo tenha familiaridade com esta analogia ou metáfora, uma vez que o seu nome (Pedro) significa “Pedra” (“Petros”, em grego).
Senhor, graças Te damos por ser um rochedo sempre presente em nossas vidas. 
Que seja exaltada a Tua Glória como pedra preciosíssima. Amém.

O texto completo (PDF) também está disponível neste link.