Translate

Print Friendly and PDF

08 agosto 2014

Aprendizado piedoso 90

Transcrição de um trecho do sermão "Os Puritanos e o amor de Deus no Céu", ministrado pelo Dr. Joel Beeke, no Simpósio OsPuritanos 2014, em Maragogi-Al:

Texto base para a pregação:

(começando em 02:15)
[Oração:] Senhor Deus, Tu prometestes preparar os Céus para o teu povo. Prepara-nos para os Céus. Faça-nos santos nesta vida, para que possamos chegar ao clímax da santidade dos céus e possamos experimentar a alegria de te cultuar para todo o sempre, como a noiva perfeita, do noivo perfeito. E, à medida que elevamos nossas almas aos Céus nesta manha, dá-nos liberdade para verdadeiramente acreditarmos que esta é a utopia futura do crente. E que desejemos mais aquele grande dia, quando o nosso próprio Salvador virá como juiz e nos abraçará com braços de amor, e nos dará tudo o que precisaremos, para todo o sempre, para podermos focar somente nEle. Oh! Deus, apressa este dia, quando este corpo mortal se revestirá de imortalidade, e quando esta corruptibilidade se revestirá de incorruptibilidade, e quando estaremos para sempre com o Senhor. Em nome de Jesus. Amém.”
(começando em 27:24)
“[Nos Céus], este relacionamento com Jesus Cristo não será de perfeição somente nEle, mas também em nós. Uma das grandes belezas dos Céus é que nós estaremos completamente conformados com a imagem de Cristo. Nós O veremos como Ele é, mas ainda mais, nós seremos como Ele, de tal forma que Ele verá a sua própria imagem refletida em nós. Não haverá mais pecado. Nós teremos almas perfeitas. Você consegue imaginar isto, que não haverá mais pecado? O puritano John Owen coloca da seguinte forma: ‘não há sequer um verdadeiro crente para quem o pecado não seja a sua grande tristeza’. Você não está cansado de pecar? Do seu egoísmo? Da sua impureza? Da sua obstinação em pecar? Do seu orgulho e inveja? Da sua dureza de coração? Todo este emaranhado complexo de pecados, simplesmente desaparecerá [nos Céus]. O apóstolo Paulo disse: ‘o mal está presente em mim’. Mas, não mais, Paulo. Isto somente estará presente até os Céus chegarem. Quando os Céus chegarem, eu nunca mais vou pecar. Eu nunca mais entristecerei o Espírito Santo novamente. Eu nunca mais quebrarei um único mandamento de Deus novamente. Eu nunca mais vou falhar com o meu Salvador. Eu nunca mais terei que derramar lágrimas por causa do meu pecado. A perfeição sem pecado não é um sonho tolo. Não é uma utopia imaginária. Os Céus são uma utopia genuína. Não mais pecado. Muitas vezes aqui, como ouvimos na noite passada, nós lutamos com o pecado, e até nos perguntamos como Deus pode nos amar. Nós até nos questionamos se, no final, vamos chegar mesmo nos Céus. Como Deus pode amar alguém tão não amável quanto eu? Mas, nos Céus, nunca mais teremos estes pensamentos, porque teremos almas perfeitas, e daremos a Cristo toda a glória por isso. A noiva perfeita [a Igreja] e o noivo perfeito [Jesus Cristo], em um casamento infinitamente melhor do que tiveram Adão e Eva, antes da queda. Porque Adão e Eva puderam cair, mas nos Céus, nós não poderemos. Todo o bem estará inserido em nós, e todo o mal estará removido de nós, para sempre.”
(começando em 37:52)
“Você pode estar em um casamento maravilhoso, e não conseguir imaginar como você poderia amar mais o seu cônjuge do que você ama agora. Algumas vezes, eu digo para a minha esposa: ‘se eu pudesse sentar no computador e criar uma lista de 100 coisas que eu procuro em uma esposa, e comparasse esta lista com você, eu escolheria você todos os dias. De alguma maneira, eu vejo em você tudo aquilo que eu desejo, e ainda mais. Eu não quero fazer mudanças, pois a amo do jeito que você é’. É exatamente desta maneirar que o seu Salvador pensará a seu respeito, naquele grande dia.”
(começando em 39:58)
“Quantas vezes, nestes últimos dias [no simpósio OsPuritanos 2014], eu falei com algumas pessoas aqui, e elas sorriam e diziam: ‘eu não falo inglês’. Pense  na incrível variedade de pessoas que estarão nos Céus. Santos de todos os períodos, de todas as nações, de todas as cultura e personalidades, e provenientes de todo o tipo de experiências. Tantas histórias para serem contadas. Milhões de pessoas, que são seus irmãos e irmãs, e lá na eternidade você terá tempo de conversar e desenvolver amizade com eles. Amizades perfeitas. Bem, se este é o caso, por que não começar, já e aqui, a desenvolver estas amizades? Ame o povo de Deus aqui. Entenda que cada crente verdadeiro sentado aqui, nesta manhã, pertence a maior de todas as famílias na face da terra.”
(começando em 47:13)
“Lá nos Céus, esta reunião será perfeita. Você amará cada irmão e cada irmã. Que grande volta ao lar! Viva aqui, pensando na sua casa, que está por vir!



Link direto para o áudio aqui.