Translate

Print Friendly and PDF

08 janeiro 2024

Aprendizado piedoso 177

EU SOU UM DEVEDOR

Quando este mundo passageiro findar,
Quando tiver afundado naquele sol ofuscante,
Quando estivermos com Cristo na glória,
Olhando para a história completa da vida,
Então, Senhor, saberei plenamente –
Só então saberei – o quanto sou devedor.

Quando eu ouvir o chamado perverso
Nas rochas e colinas para cair,
Quando eu os vir começar e encolher
À beira do dilúvio de fogo, –
Então, Senhor, saberei plenamente –
Só então saberei – o quanto sou devedor.

Quando eu estiver diante do trono,
Vestido com uma beleza que não é minha,
Quando eu te ver como tu és,
Amar-te com um coração sem pecado,
Então, Senhor, saberei plenamente –
Só então saberei – o quanto sou devedor.

Quando o louvor do céu eu ouvir,
Alto como um trovão aos ouvidos,
Alto como o barulho de muitas águas,
Doce como a voz melodiosa de uma harpa,
Então, Senhor, saberei plenamente –
Só então saberei – o quanto sou devedor.

Mesmo na terra, como que através de um vidro
Sombriamente, deixe Tua glória passar,
Faça o perdão parecer tão doce,
Faça com que a ajuda do Teu Espírito seja tão adequada,
Mesmo na terra, Senhor, faça-me saber
Algo do quanto sou devedor.

Escolhido não pelo bem em mim,
Despertado da ira para escapar,
Escondido ao lado do Salvador,
Pelo Espírito santificado,
Ensina-me, Senhor, na terra a mostrar,
Por amor a mim, o quanto sou devedor.

Muitas vezes eu caminho sob as nuvens,
Obscuro, como a mortalha sombria da meia-noite;
Mas, quando o medo está no auge,
Jesus vem, e tudo é luz;
Bendito Jesus! Ordena-me que eu mostre
aos santos duvidosos, o quanto sou devedor.

Quando trilho por caminhos floridos,
Muitas vezes, pelo pecado sou levado cativo;
Muitas vezes, eu caio – mas ainda me levanto –
O Espírito vem – o tentador foge;
Bendito Espírito! Ordena-me que eu mostre
aos pecadores exaustos, ​​o quanto sou devedor.

Muitas vezes, reinam as noites de tristeza –
Choro, doença, suspiro, dor;
Mas, uma noite, Tua raiva arde –
A manhã chega e a alegria retorna;
Deus do conforto! Ordena-me que eu mostre
aos Teus pobres, o quanto sou devedor.

("I am a Debtor", Poema/Hino de Robert Murray M'Cheyne, maio de 1837)