Translate

Print Friendly and PDF

07 março 2020

Luz da vida



"De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8:12, ênfases acrescentadas)

"A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." (João 1:4-5, ênfases acrescentadas)

A vida é insistente, como mostra esta pequena planta da foto, que nasceu em um bocal de lâmpada de uma luminária localizada em local público, mas a vida "em trevas", como o próprio Senhor nos ensina no Evangelho segundo João, precisa receber a "luz da vida", seguindo o próprio Senhor Jesus Cristo, que é a "luz do mundo" ou a "luz dos homens". Em uma das grandes declarações "Eu sou" encontradas neste mesmo Livro da Bíblia, o Senhor Jesus proclama: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).
A vida pode ser insistente, mas a morte é inexorável (intransigente, implacável, inflexível)! Você já pensou na sua finitude, caro(a) leitor(a)? O autor da carta aos hebreus, inspirado pelo Espírito Santo, deixa bem claro no texto Bíblico: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9:27-28, ênfases acrescentadas).
Caro(a) leitor(a), você já avaliou a sua situação diante da inexorabilidade da morte? Considere, portanto, entregar de forma premente (urgente) a sua vida à "luz do mundo", à "luz dos homens", ou seja, ao Senhor Jesus Cristo, o "único caminho, a verdade, e a vida", para passar a sua eternidade na presença (e não, na ausência!) de Deus.


- Outros textos Bíblicos significativos sobre o assunto relacionado a "luz" e "vida":

"Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz." (Salmos 36:9)

"Deus redimiu a minha alma de ir para a cova; e a minha vida verá a luz." (Jó 33:28)

"Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida" (Provérbios 6:23)

"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Salmos 27:1)

"Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida." (Salmos 56:13)

"Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos." (Isaías 26:19)

"Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós" (2 Timóteo 1:6-14, ênfases acrescentadas)

Soli Deo Gloria