Print Friendly and PDF

18 março 2022

Oração - John Bunyan - 1

"Uma vez iluminado o entendimento, está aberto o caminho para que a alma se achegue a Deus com argumentos apropriados, às vezes na forma de luta, como no caso de Jacó (Gn 32), às vezes em forma de súplica, e não apenas verbalmente, mas mesmo a súplica feita no coração é produzida pelo Espírito, através do entendimento. Tais argumentos efetivamente movem o coração de Deus. Quando Efraim chega a compreender corretamente qual foi a sua atitude ímpia para com o Senhor, então começa a lamentar-se (Jr 31:18-20). E ao lamentar contra si mesmo, emprega tais argumentos que comovem o coração do Senhor, obtém o Seu perdão e se faz agradável aos Seus olhos por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor"

"Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; converte-me, e serei convertido, porque tu és o SENHOR, meu Deus. Na verdade, depois que me converti, arrependi-me; depois que fui instruído, bati no peito; fiquei envergonhado, confuso, porque levei o opróbrio da minha mocidade. Não é Efraim meu precioso filho, filho das minhas delícias? Pois tantas vezes quantas falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele; comove-se por ele o meu coração, deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR." (Jr 31:18-20)

"Estas são as queixas e lamentações de Efraim contra si mesmo, diante das quais o Senhor irrompe nas seguintes expressões, capazes de derreter um coração: 'Não é Efraim meu precioso filho, filho das minhas delícias? Pois tantas vezes quantas falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele; comove-se por ele o meu coração, deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR'. Deste modo, vocês podem perceber que é necessário orar com o Espírito, mas também com o entendimento."

[Trecho do livro "Oração: Orando com o Espírito Santo e com o Entendimento", de John Bunyan]

Nota:
Efraim (#0669 אפרים ’Ephrayim) = “duplo monte de cinzas: Eu serei duplamente frutífero”