Print Friendly and PDF

23 outubro 2022

Aprendizado piedoso 150

INVESTIGAS-ME, SENHOR
 
Vem, bendito Espírito, Autor de toda graça e consolação. Mostre-me meu pecado em todas as suas piores cores, para que eu possa sentir um ódio inabalável por ele. 
Mostre-me a majestade e a misericórdia de Deus de tal maneira que meu coração fique alarmado e derretido. Convence-me, ó bendito Espírito, do pecado, da justiça e do arrependimento. 
Mostre-me que eu me desfiz, mas que meu auxílio é encontrado somente em Deus, em Deus através de Cristo, por meio de quem, somente, ele estenderá compaixão e ajuda a mim. 
Mostre-me o poder de Cristo para salvar! Eu instruo minha fé a vê-lo estendido na cruz, de braços abertos, com o lado traspassado e sangrando, me dizendo que espaço há em seu coração para mim. 
Que eu saiba o que é ter todo o meu coração subjugado pelo amor, tão subjugado a ponto de ser crucificado com Cristo, estar morto para o pecado e morto para o mundo, mas vivo para Deus por meio de Jesus Cristo. 
Que eu confie em seu poder e amor. Que possa entregar meu espírito a ele sem reservas. Que eu carregue sua imagem, observe suas leis e prossiga em seu serviço. 
E, através do tempo e da eternidade, que eu permaneça um monumento do poder do evangelho e um troféu da sua graça vitoriosa. 
Ó bendito Deus, se ainda há algum pecado secreto à espreita em minha alma, qualquer coisa que eu não tenha renunciado sinceramente, mostre-me e arranque-o do meu coração - mesmo que tenha lançado suas raízes tão profundas e as tenha envolvido por toda parte, de modo que cada nervo sofreria com a separação. Rasgue-o, Senhor, com sua mão graciosamente severa. 
Em intensidade e em velocidade, aperfeiçoe o que ainda falta em minha fé. Realize em mim todo o bom prazer da tua bondade. 
Enriquece-me, Pai Celestial, com toda a graça do teu Espírito. Forma-me na imagem completa do teu querido Filho. E então, por amor a ele, venha e manifeste sua graciosa presença em minha alma, até que esteja madura para a glória. Amém.

—Philip Doddridge
("Piercing Heaven: Prayers of the Puritans", Robert Elmer)