Translate

Print Friendly and PDF

09 dezembro 2023

Piedade Cristã: Os Frutos do Verdadeiro Cristianismo (John Bunyan)

"Este é um legado peculiarmente solene, pois o desejo ardente do autor é assim expresso: 'Antes que eu morra [como o maior de todos os deveres que ele teve que desempenhar], permita-me estimulá-lo à fé e à santidade'. Que seja nosso dever e privilégio examinar fielmente nossa conduta à luz das Escrituras Sagradas, com as quais este tratado é belamente adornado. Ele foi escrito na perspectiva do sofrimento e da morte e, ainda assim, como a alma do autor estava serena! Nenhum peso, dúvida ou medo é visto; o seu legado para nós e para os que sobreviveram a ele é: 'Amem-se uns aos outros mesmo após eu morrer. Meus labores de amor por vocês são limitados a este mundo. Embora eu descanse dos meus trabalhos e estarei no paraíso, como pela graça acredito com consolo, todavia, quero lhes fazer o bem mesmo quando eu não estiver mais aqui'. Considere o que ele escreveu e as Escrituras pelas quais todas as frases são confirmadas, e que a sua oração fervorosa e conclusiva seja respondida com relação à nossa alma: 'Que o Senhor nos dê entendimento em todas as coisas. Amém'." (Palavra do Editor)

"A fé recebe a promessa, a toma para si e consola a alma de modo inefável. A fé é tão habilidosa em argumentar e arrazoar com a alma, que vencerá até mesmo o coração mais duro. A fé trará à minha lembrança de uma só vez tanto a minha vileza contra Deus quanto a bondade dele para comigo. Ela me mostrará que embora eu não mereça sequer respirar, Deus me fará um herdeiro da glória. Ora, não há argumento maior do que esse. A fé fará um homem passar por dez mil dificuldades, para que possa agradar a Deus, ainda que não faça isso por si mesmo, mas pela graça concedida a ele." (Piedade Cristã, introdução/prefácio)

" 'O amor', diz o sábio, 'é forte como a morte… As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam' (Cântico 8:6-7). Ah! Quando a alma condenada, quebrantada e moribunda consegue ver, pela fé, o amor de um Salvador de coração terno e também vê o que ele sofreu para libertá-la da morte, da culpa e do inferno, então ela teme por saber dessa maldição que ela muito justamente merecia! 'Bendize, ó minha alma, ao Senhor' e 'o que darei ao Senhor por todos os seus benefícios?' (Salmos 103:1-3; 116:1-14)." (Piedade Cristã, introdução/prefácio)

"Assim, você vê como homens sábios e tolos, santos e pecadores, cristãos e pagãos, erram na questão das boas obras. Portanto, todos devem atentar cuidadosamente para que as suas obras sejam realmente boas. Com a ajuda de Deus, para evitar erros neste assunto, mostrarei a você o que é uma obra realmente boa. Em primeiro lugar, uma boa obra deve ter a Palavra de Deus como sua autoridade. Em segundo lugar, como antes foi dito, ela deve fluir da fé. Em terceiro lugar, ela deve ser feita no tempo e do modo certo. Em quarto lugar, deve ser feita de modo voluntário, alegre etc." (Piedade Cristã, introdução/prefácio)

(Trechos do livro "Piedade Cristã: Os Frutos do Verdadeiro Cristianismo", de John Bunyan)