**Quem foi Atanásio e por que ele foi importante?
*** "On The Incarnation" ("Sobre a Encarnação") - Athanasius (Atanásio) - §54: "(54) Assim como, então, aquele que deseja ver Deus, que por natureza é invisível e não pode ser contemplado, pode ainda percebê-lo e conhecê-lo por meio de Suas obras, assim também aquele que não vê Cristo com seu entendimento, pelo menos O considere em suas obras corporais, e teste se elas são do homem ou de Deus. Se forem do homem, então que ele zombe; mas se forem de Deus, que ele não zombe de coisas que não são objeto adequado para desprezo, mas que ele reconheça o fato e se maravilhe de que as coisas divinas nos foram reveladas por meios tão humildes, que através da morte, a imortalidade nos foi dada a conhecer, e através da Encarnação do Verbo, a Mente de onde todas as coisas procedem foi declarada, e seu Agente e Ordenador, o próprio Verbo de Deus. Ele, de fato, assumiu a humanidade para que pudéssemos nos tornar Deus [****]. Ele se manifestou por meio de um corpo para que pudéssemos perceber a Mente do Pai invisível. Ele suportou a vergonha dos homens para que pudéssemos herdar a imortalidade. Ele próprio não foi ferido por isso, pois é impassível [impassable] e incorruptível; mas por Sua própria impassibilidade [impassability] Ele manteve e curou os homens sofredores, por cuja conta Ele assim suportou. Em suma, tais e tantas são as realizações do Salvador que seguem de Sua Encarnação, que tentar numerá-las é como olhar para o mar aberto e tentar contar as ondas. Não se pode ver todas as ondas com os olhos, pois quando se tenta fazer isso, aquelas que estão seguindo confundem os sentidos. Mesmo assim, quando se quer absorver todas as realizações de Cristo no corpo, não se pode fazê-lo, mesmo contando-as, pois as coisas que transcendem o pensamento são sempre em maior número do que aquelas que se pensa ter compreendido."
[****Neste contexto, Atanásio não está se referindo à "deificação" do ser humano, mas a "se tornar parecido" com Deus (Cristo), ou seja, está se referindo à redenção e santificação do crente (filho de Deus)].