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24 dezembro 2024

Sobre a Encarnação (Atanásio)

Trecho (artigos 27 a 35) do Credo* de Atanásio** sobre a Encarnação*** de Jesus Cristo:
"27. Mas também é necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo. 28. É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem. 29. Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo da substância da sua mãe. 30. Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana. 31. Igual ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua humanidade. 32. O qual, embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo. 33. Mas um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade. 34. Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de pessoa. 35. Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo."

*Credo de Atanásio: “um majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja quanto aos grandes mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de naturezas de um único Cristo” [A. A. Hodge, The Confession of Faith, The Banner of Truth Trust, 1992].

**Quem foi Atanásio e por que ele foi importante?

*** "On The Incarnation" ("Sobre a Encarnação") - Athanasius (Atanásio) - §54: "(54) Assim como, então, aquele que deseja ver Deus, que por natureza é invisível e não pode ser contemplado, pode ainda percebê-lo e conhecê-lo por meio de Suas obras, assim também aquele que não vê Cristo com seu entendimento, pelo menos O considere em suas obras corporais, e teste se elas são do homem ou de Deus. Se forem do homem, então que ele zombe; mas se forem de Deus, que ele não zombe de coisas que não são objeto adequado para desprezo, mas que ele reconheça o fato e se maravilhe de que as coisas divinas nos foram reveladas por meios tão humildes, que através da morte, a imortalidade nos foi dada a conhecer, e através da Encarnação do Verbo, a Mente de onde todas as coisas procedem foi declarada, e seu Agente e Ordenador, o próprio Verbo de Deus. Ele, de fato, assumiu a humanidade para que pudéssemos nos tornar Deus [****]. Ele se manifestou por meio de um corpo para que pudéssemos perceber a Mente do Pai invisível. Ele suportou a vergonha dos homens para que pudéssemos herdar a imortalidade. Ele próprio não foi ferido por isso, pois é impassível [impassable] e incorruptível; mas por Sua própria impassibilidade [impassability] Ele manteve e curou os homens sofredores, por cuja conta Ele assim suportou. Em suma, tais e tantas são as realizações do Salvador que seguem de Sua Encarnação, que tentar numerá-las é como olhar para o mar aberto e tentar contar as ondas. Não se pode ver todas as ondas com os olhos, pois quando se tenta fazer isso, aquelas que estão seguindo confundem os sentidos. Mesmo assim, quando se quer absorver todas as realizações de Cristo no corpo, não se pode fazê-lo, mesmo contando-as, pois as coisas que transcendem o pensamento são sempre em maior número do que aquelas que se pensa ter compreendido."
[****Neste contexto, Atanásio não está se referindo à "deificação" do ser humano, mas a "se tornar parecido" com Deus (Cristo), ou seja, está se referindo à redenção e santificação do crente (filho de Deus)].