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25 dezembro 2024

EB12: "Um corpo me formaste"

Um corpo me formaste

uma mensagem para o Natal

Os sacrifícios antigos eram humanos e transitórios. A expiação feita por Cristo é divina e permanente (Hb 10:1-10):

1Ora, visto que a lei tem sombra [prefigura] dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.  2Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados? 3Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, 4porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados. 5Por isso, ao entrar no mundo, diz***: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, UM CORPO ME FORMASTE; 6não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado. 7Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade. 8Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei), 9então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo. 10Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.”

[*** Comentário: Faithlife Study Bible,2016 ***]

O autor aos Hebreus coloca este Salmo de Davi (Sl 40:6-8) como se estivesse nos lábios de Cristo:

6Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres. 7Então, eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; 8agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.

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[O Comentário de Exposição Bíblica, W.W. Wiersbe]

‘A frase “um corpo me preparaste” (Hb 10:5) não é encontrada na citação original. O Salmo 40:6 diz: “Abriste os meus ouvidos”. O escritor de Hebreus estava citando a Septuaginta, a tradução grega do AT. Como explicamos essa variação? [...] Provavelmente “ouvidos abertos” significavam prontidão para ouvir e obedecer à vontade de Deus (ver Is 50:4–6). Deus deu ao Seu Filho um corpo preparado para que o Filho pudesse servir a Deus e cumprir Sua vontade na terra. Nosso Senhor referiu-se frequentemente a esta verdade (João 4:34; 5:30; 6:38; 17:4). É claro que o mesmo Espírito Santo que inspirou o Salmo 40 tem o direito de amplificar e interpretar a Sua Palavra em Hebreus 10. “Ouvidos abertos” indica um corpo pronto para o serviço.

Jesus chorou

[C.H. Spurgeon #2091, sermão da manhã de 23/06/1889, citando Hb 10:5]

10. Observe também que seu corpo puro e sua alma sem pecado foram originalmente constituídos como os nossos. Quando seu corpo foi formado de acordo com aquele trecho da Escritura, ‘UM CORPO ME FORMASTE’ (Hb 10:5), aquele corpo santo continha todo o aparato para a tristeza: a glândula lacrimal estava em seu olho [assim que nasceu e provavelmente chorou]. Onde não há pecado, se diria que não deveria haver tristeza; mas na formação daquele corpo abençoado, todos os preparativos [providências] para a expressão da dor foram tão plenamente preparados, quanto em qualquer um de nós. Seus olhos foram feitos para serem fontes de lágrimas, assim como os nossos. Ele também tinha em sua alma toda a capacidade de sofrimento mental. Como disse anteriormente, e repito mais uma vez, parece que não deveria haver lágrimas onde não há transgressões; e ainda assim o coração do Salvador foi feito para conter tristeza, assim como um jarro de ânfora [amphi- ("nos dois lados", "duplo" [duas alças]) + phoreus ("carregador", do verbo pherein, "carregar")] foi feito para guardar o vinho. Sim, mais ainda, seu coração foi feito suficientemente espaçoso para ser um reservatório no qual deveriam ser acumuladas grandes torrentes de tristeza. Veja como a tristeza irrompe numa poderosa inundação! Observe o registro daquele dilúvio nestas palavras surpreendentes: ‘Jesus chorou’ (João 11:35).

As lágrimas do Verbo encarnado

("O conhecimento de Deus", J.I. Packer, cap. 5, "Deus encarnado")

"O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu" (1Co 15.47)

'É aqui, no acontecimento ocorrido no primeiro Natal, que estão as mais insondáveis profundezas da revelação cristã. “O Verbo se fez carne” (Jo 1:14); Deus se tornou homem; o Filho divino se tornou um judeu; o Poderoso apareceu na terra como um frágil bebê humano [que deve ter chorado ao nascer como um bebê humano], incapaz de fazer mais do que ficar deitado, olhar, mexer-se e fazer ruídos, tendo a necessidade de ser alimentado, trocado e ensinado a falar como qualquer outra criança… Aquele que havia feito o homem agora estava sentindo como era ser um.'

O que vemos na manjedoura: Nosso Deus reduzido a um palmo - incompreensivelmente tornado homem (C. Wesley)’

'James Denney (The Death of Christ, 1902, p. 235): “o Novo Testamento não diz nada acerca de uma encarnação que possa ser definida sem a sua relação com a expiação... Não foi Belém, mas o Calvário, o foco da revelação, e qualquer construção de Cristianismo que ignore ou negue isto estará distorcendo o Cristianismo, ao colocá-lo fora de foco”.

‘O significado crucial do berço [manjedoura] em Belém está em seu lugar na sequência dos passos descendentes que levaram o Filho de Deus até a cruz do Calvário, e nós não o entendemos até vê-lo dentro de seu contexto.’ (J.I. Packer)

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