Print Friendly and PDF

31 dezembro 2025

Qual o fim do fim?

Hoje, 31 de dezembro, uma pergunta navegou pelas entranhas da alma: "Qual o fim do fim?"
Talvez, motivado pelo fim do ano, ou, quem sabe, pensativo no fato de que o crepúsculo da existência, humanamente falando, já se aproxima com maior velocidade, na ordem natural das coisas da vida, conforme a idade avança.
Seja como for, talvez apenas os(as) leitores(as) que se recordem de propagandas como as do shampoo Colorama [#1], ou do biscoito Tostines [#2], é que sejam capazes de compreender melhor o que estamos tentando expressar nesta reflexão.
Certa vez, aprendi com um amigo que, no grego do Novo Testamento (NT), existem 2 palavras relevantes que tem o significado de "fim" (em português): eschatos e telos. <@@@>
- Eschatos, e suas variações (eschate/eschaton) encontradas no NT, tem o significado de "fim" no sentido de "último no tempo (ou no lugar)", "último em uma suceção temporal", "a parte mais extrema", como quando um ano chega ao seu "fim" no dia 31 de dezembro [#3], ou seja, quando chega ao "fim (ou parte mais extrema) do seu período de tempo". Esta palavra (eschatos) aparece cerca de 50 vezes nas Escrituras, e na versão em português se refere frequentemente ao "último dia", como por exemplo, nas palavras do próprio Senhor Jesus Cristo: "De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último [eschate] dia" (João 6:40). É da palavra eschatos que deriva a palavra escatologia, sendo esta uma área da teologia cristã que estuda o fim, as últimas coisas, ou ainda, os últimos dias.
Telos, por sua vez, tem o significado de "fim" voltado para "estabelecer um ponto definitivo", "objetivo (propósito)" ou "resultado (final)". Em outras palavras, telos significa o "término", o "limite no qual algo deixa de ser", ou "o fim de um ato ou estado (mas não o fim de um período de tempo)". Inclusive, por causa deste espectro de tradução, a palavra telos também pode ter até o significado de "imposto". Esta palavra (telos) aparece cerca de 40 vezes nas Escrituras, como por exemplo nas palavra do Senhor Jesus, na revelação em Apocalipse: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último [Eschatos], o Princípio e o Fim [Telos]" (Apocalipse 22:13). Da palavra telos deriva o termo teleologia, que trata do estudo de propósitos, metas, fins ou objetivos últimos.

Portanto, nesta ocasião, a nossa pergunta temática central talvez pudesse ser refeita da seguinte forma: "Qual o propósito [telos] do término [eschaton?"
Em outras palavras, talvez o propósito teleológico desta reflexão seja estimular a meditação escatológica, tentando fazer isso sempre aos pés do nosso Criador, Redentor e Mestre.
Cabe apenas, a cada um de nós, fazer esta pergunta diante da glória, majestade e soberania do Alfa & Ômega, Primeiro & Último [Eschatos], Princípio & Fim [Telos], Cordeiro & Leão, Divindade & Humanidade, o Senhor Jesus Cristo, sendo Ele o Deus vivo & eterno, o Rei da glória!

----------
#Links:

<@@@> Em uma explicação final, para fins didáticos, este ponto em que nos encontramos agora parece ser o eschatos deste texto, pois chegou ao seu fim (no tempo e no espaço), mas nosso intuito é que você, caro(a) leitor(a), continue meditando no telos deste texto, ou seja, que cada um de nós continue refletindo sobre o objetivo e propósito destas desafiadoras e maravilhosas verdades das Escrituras, a Palavra viva do Deus vivo!

Glória somente ao Senhor, que domina, de Gênesis à Apocalipse, sobre as primeiras e as últimas coisas!