Translate

Print Friendly and PDF

15 novembro 2011

Incrível !!!

Este texto relata uma reflexão sobre o uso das palavras "incrível" e "crível".



Incrível !!!

                A palavra “incrível” é utilizada frequentemente como interjeição ou como adjetivo cujo sinônimo poderia ser algo do tipo “extraordinário”. Exemplo de aplicação em nossa língua: “Que livro incrível !!!”
            Acontece que muitas vezes utilizamos este adjetivo de maneira inadequada, pois quando gostamos muito de um livro, por exemplo, e adjetivamos ele de “incrível”, na verdade, formalmente estamos assumindo que a história ou o conteúdo que está contido nele é “inacreditável”, “não crível”. Na verdade, na maioria das vezes, ao usarmos o adjetivo “incrível”, estamos querendo dizer justamente o oposto, ou seja, que este mesmo livro é “extraordinário” porque é muito “crível”, “verossímil”.
            Desta forma, passei a prestar mais atenção quando utilizo a palavra “incrível”, para não ser injusto com o conteúdo de um texto escrito, por exemplo. O mesmo conceito se aplica para outros produtos do intelecto, como filmes, palestras, aulas, etc.
            Em minha busca pelas evidências históricas do cristianismo, me deparei com vários textos “incríveis” no sentido “extraordinário” da palavra. Estes textos me fizeram crer no conteúdo das sagradas escrituras e, concomitantemente, também me fizeram acreditar na existência histórica do nosso Senhor, Jesus Cristo. Então, na verdade, estes textos, para mim, não foram “incríveis”, mas sim extraordinariamente “críveis”.
            O objetivo principal deste texto é fazer o leitor se deparar com a questão da credibilidade dos registros literários e históricos do cristianismo, particularmente o cânon bíblico. Alguém já disse anteriormente, de maneira muito apropriada, que “a fé é a certeza que o coração tem de que as provas são suficientes”.
Continuamente, é importante estimular-se a racionalizar sobre sua fé, e a leitura de livros “críveis” pode ajudar muito nesta tarefa.