Translate

Print Friendly and PDF

25 novembro 2011

O poder do agradecimento

Este texto surgiu a partir de experiências pessoais, que me fizeram prestar mais atenção à importância do ato de agradecer.


O poder do agradecimento

                Dedico esta mensagem para descrever o poder do agradecimento, tão profundo e enobrecedor quanto o poder do perdão.
            O ato de agradecer a outro irmão ou irmã por um favor, uma ajuda, um gesto de boa vontade ou, simplesmente, pelo fato dele ou dela existir em nossas vidas, é um ato generoso e libertador.
            Generoso, pois compartilha com este outrem a sua alegria em tê-lo por perto, e libertador, pois o livra da tensão do orgulho e da autossuficiência.
            Somos seres relacionais, Deus nos fez assim para interagirmos com nossos semelhantes.
            Ocorre é que muitas vezes só interagimos em momentos de dificuldade, pedindo ajuda ou favores. Esquecemos-nos, muitas vezes, de agradecer, simplesmente dizer “obrigado, meu irmão ou irmã”, nos momentos de bonança.
            As palavras ou gestos de agradecimento normalmente têm impacto moderado na vida de quem os recebe, mas pode ter um profundo efeito benéfico na vida do agradecedor, que tomou a iniciativa.
            A humildade é um ingrediente ativo neste processo. Erroneamente, muitas vezes acreditamos que um pedido de agradecimento pode ser interpretado como uma declaração de fraqueza. Como pode representar uma fraqueza o ato corajoso e nobre de um agradecimento sincero e honesto ?
            A atitude gentil e despretensiosa do agradecimento sincero é júbilo para o nosso Senhor.
            Obrigado, Senhor Deus, em nome do Teu filho amado, Jesus Cristo, pela oportunidade de agradecer-Te com veemência a alegria de poder servir a Ti, para a Tua glória, agora e sempre.