Translate

Print Friendly and PDF

25 novembro 2011

Retidão da visão

Uma visão poética sobre a visão. Esta é uma boa definição para este texto, que tenta traçar um paralelo poético entre o processo fisiológico da visão e o processo de retificação do ser humano, segundo a palavra de Deus.


Retidão da visão

                No processo fisiológico da visão, a luz visível transforma um derivado da molécula de vitamina A de uma forma curvada para uma forma retilínea, o que leva a uma transdução de sinal para um pulso elétrico que informa ao cérebro sobre os estímulos ópticos da visão. Assim se formam no cérebro as imagens do mundo à nossa volta.
Este texto é, portanto, uma tentativa poética de traçar um paralelo entre o processo fisiológico da visão e o processo de forja do caráter humano, realizado por intermédio da ação do Espírito Santo de Deus, que nos quer em retidão com a sua palavra e com os seus ensinamentos.
O prêmio Nobel de 1967 em fisiologia está relacionado com o estudo do processo da visão, mostrando que o grupo absorvedor de luz presente nas proteínas encontradas na retina dos olhos, é a porção da molécula de 11-cis-retinal, um derivado da vitamina A.
Após absorver a luz que chega à retina dos olhos, a porção da molécula de 11-cis-retinal sofre um processo de fotoisomerização, que altera a sua geometria de cis para trans, como mostrado na figura ao lado. Ocorre que esta alteração da forma 11-cis (curvada) para a forma trans, (retilínea), requer um gasto energético para o retinal, que é justamente suprido pela luz que é absorvida por ele.
Fazendo-se, portanto, um paralelo poético com o processo de iluminação cristã, o poder da luz do Espírito Santo ilumina e fornece energia para estimular a transformação de um formato curvado (pecador) em um formato retilíneo, de acordo com as instruções que estão na palavra de Deus. E esta transformação retificadora pode fornecer uma visão ampla da obra salvífica da Santa Trindade, da mesma forma que a retidão do trans retinal desencadeia o processo fisiológico da visão.
Parece então que, corroborando com o processo físico da visão, a experiência retificadora dos que querem andar segundo a vontade de Deus, através do exercício de busca da retidão de comportamento e postura, pode levar a uma visão mais ampla da grandeza do plano Divino para a nossa existência.
Esta busca cotidiana pela retidão não é fácil para ninguém, pois requer muita energia e disposição. Graças devemos dar ao Espírito Santo que nos auxilia nesta tarefa.