Translate

Print Friendly and PDF

18 dezembro 2011

Alfa e Ômega

A primeira e a última letra do alfabeto grego, respectivamente. Quanta informação e poesia elas pode transmitir...

Alfa e Ômega



           No texto de Apocalipse, em três diferentes capítulos, Deus se define na revelação para o apóstolo João, na ilha de Patmos, como sendo o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Esta definição parece repleta de significâncias.
Usando, respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego, o Criador revela a completeza e a plenitude do seu ser, além de cobrir toda a extensão de tempo, sendo “aquele que é, e que era, e que há de vir”.
Como você descreveria este conceito de plenitude divina, usando conhecimentos e definições acessíveis ao intelecto humano ?
O matemático talvez tentasse definir com números ou equações. O químico talvez definisse fazendo uso da tabela periódica dos elementos. O físico talvez usasse as partículas fundamentais encontradas ou previstas na natureza. O historiador poderia usar um registro histórico completo, enquanto o geógrafo talvez lançasse mão de um mapa detalhado. O geneticista poderia usar os cromossomos, enquanto o linguista usaria vários idiomas. O poeta certamente usaria as palavras.
            Quando paramos, um instante qualquer, para imaginar este conceito de plenitude divina e como poderíamos descrevê-lo em poucas palavras, fica fácil perceber o desafio que isto representa para qualquer ser humano.
            Não me canso de encontrar uma indescritível beleza poética em vários trechos das sagradas escrituras, através da utilização de palavras que tornam a definição de conceitos, muitas vezes além do conhecimento humano, tangíveis para o nosso intelecto, de acordo com a imensa sabedoria, magnanimidade e vontade soberana do nosso Senhor.
            É impressionante como Deus se faz entender para as suas criaturas, particularmente seus filhos, de maneira extraordinariamente límpida e precisa, muitas vezes utilizando uma harmonia poética admirável e contemplativa, através de exemplos didáticos e parábolas esclarecedoras. Louvado seja Deus por isto.