Translate

Print Friendly and PDF

12 dezembro 2011

Multiplicidade de dons

Quando exercitamos nossos dons, concedidos pela graça e o poder do Santo Espírito, estamos cumprindo um desígnio, um propósito de Deus para as nossas vidas. Este é o tema deste texto.


Multiplicidade de dons

O apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, na primeira epístola, ressalta a multiplicidade dos dons concedidos pelo Espírito Santo de Deus, quando faz uma analogia com os diferentes membros de um corpo humano e a complementaridade de funções que eles exercem para o bem estar do todo. Na carta aos Romanos, também no décimo segundo capítulo, o mesmo apóstolo exalta a importância de cada um aplicar o seu dom para o bem.
Alegre-se com o dom que você recebeu. Ele é uma dádiva e lhe foi concedida para que cumpra seu propósito no reino de Deus.
Se escrever, escreva com entusiasmo.
Se ensinar, ensine com zelo.
Se pregar, pregue com veemência.
Se cantar, cante com fervor.
Se presidir, presida com magnanimidade.
Se curar, cure com eficácia.
Se ajudar, ajude com alegria.
Se limpar, limpe com dedicação.
Se organizar, organize com capricho.
Se elucidar, elucide com humildade.
Se for, seja o que for, seja de boa fé, com toda a pujança do seu coração e do seu entendimento, para a honra e glória do nosso Senhor, sempre.
Todo dom, quando não desperdiçado, mas sim empregado honrosamente, é fonte de regozijo para o nosso Deus, que vê seus desígnios sendo cumpridos por suas criaturas, seus filhos.
E qual é o pai que não se alegra em ver os filhos (ou filhas) cumprindo seus propósitos e tarefas ? Propósitos estes que visam o seu crescimento contínuo, o desejo de que o bem maior os alcance e os envolva, transbordando graça e paz.
Louvado seja o nosso Pai Criador, no antes, no agora e no porvir.