Translate

Print Friendly and PDF

24 janeiro 2012

Miraculina

A fé tem um poder transformador e retificador em qualquer experiência de vida.


Miraculina

Synsepalum dulcificum é o nome científico de uma curiosa planta originária do continente africano, donde pode ser colhida uma fruta avermelhada, quando madura, popularmente conhecida como fruta-milagrosa.
Esta fruta possui, em sua constituição molecular, uma glicoproteína (mistura de proteína e carbohidrato), que recebeu o nome de miraculina.
A miraculina é responsável pela peculiar capacidade que esta fruta apresenta, sendo capaz de alterar a percepção gustativa, o paladar, transformando sabores que a língua identificaria como azedos, em doces.
Apesar da extraordinária capacidade que esta substância apresenta e do seu potencial uso benéfico na área alimentícia, por exemplo, chamo a atenção para outro aspecto, principalmente por causa do curioso e compreensível nome que ela recebeu.
Imagine como seria conveniente ter uma fruta-milagrosa, que poderia ser consumida toda a vez que alguma experiência gustativa, tátil, olfativa, visual ou sonora fosse-nos potencialmente desagradável, transformando-a miraculosamente em uma aventura prazerosa e bem-sucedida. E porque não estender também esta capacidade de alteração da percepção para experiências emocionais e intelectuais ? Não seria interessante ter uma fruta-milagrosa que pudesse nos livrar de qualquer fato ou acontecimento desagradável ou indesejável ? A espera por um “produto milagroso” que possa no livrar de qualquer mazela existencial, neste contexto, é tipicamente frustrante.
O verdadeiro milagre é a nossa vida e a própria consciência desta bênção, a capacidade de despertarmos toda nova manhã, junto com o sol no horizonte, imaginando quais os sabores que iremos experimentar na jornada que nos aguarda diariamente.
A verdadeira fruta-milagrosa é a nossa fé, amparada pelo poder do Santo Espírito de Deus, que altera a nossa percepção cristã, transformando experiências realmente ou potencialmente desagradáveis (azedas) em momentos de aprendizado e desenvolvimento, produzindo o doce sabor do engrandecimento da alma e do coração.
Louvado seja o nosso Senhor.