Translate

Print Friendly and PDF

23 janeiro 2012

Theoson

Uma visão poética sobre partículas fundamentais.


Theoson

Algumas forças na natureza são mediadas por partículas elementares, como por exemplo, o gráviton, que acredita-se constituir a partícula hipotética relacionada com a força gravitacional. O fóton é outro tipo de partícula elementar que representa a unidade básica da luz e está relacionado com a força eletromagnética.
Contemplando-se o esplendor de toda a criação, manifestada através da matéria animada e inanimada, e partindo-se de uma visão devocional, poderia ser imaginada, poeticamente falando, uma partícula elementar que receberia o nome de Theoson, seguindo a mesma etimologia das palavras gráviton e fóton (ou photon).  O Theoson poderia ser imaginado como uma partícula fundamental ou elementar, responsável por esta força metafísica soberana que atrai o ser humano ao encontro ou em aproximação com o nosso Criador absoluto. Semelhantemente ao fóton e ao gráviton, o Theoson também poderia ser uma partícula do tipo bóson, uma vez que os bósons podem coexistir simultaneamente no mesmo estado quântico, sendo coerente com a característica onipresente de Deus e com a tríplice aliança bíblica, nas figuras simultâneas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Em contraponto aos bósons, as partículas do tipo férmion não podem ocupar simultaneamente a mesma região do espaço físico tendo o mesmo estado quântico. Exemplos de férmions são os elétrons, prótons e nêutrons, sendo estas três partículas os ingredientes essenciais dos átomos que constituem toda a matéria física. Desta forma, os férmions são normalmente associados à matéria tangível, como o próprio corpo físico do ser humano, por exemplo, enquanto os bósons são geralmente denominados de partículas mensageiras. As partículas mensageiras são permutadas pela matéria física, sendo responsáveis pela existência de forças tais como, por exemplo, a electromagnética e a gravitacional.
A partícula bosônica Theoson tem uma natureza diferente da essência do ser humano, que é basicamente constituído por partículas fermiônicas (elétrons, prótons e nêutrons). Portanto, nesta ótica poética e devocional, o Theoson atuaria como a partícula mensageira responsável pela força atrativa que permite o encontro do humano com o divino, fundamentado pelo excelso poder e amor do nosso Pai Criador.
E esta força atrativa é irresistível e incomparável.