Translate

Print Friendly and PDF

20 fevereiro 2012

Renovação regeneradora

A renovação dos homens acontece também a nível celular.


Renovação regeneradora

No quinto versículo do terceiro capítulo da epístola a Tito, está escrito “...mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo...”. No léxico grego, anakainosis é a palavra usada para renovação e paliggenesia é o termo usado para regeneração. Partindo dos conceitos de renovação e regeneração, podemos destacar alguns fatos curiosos e reveladores.
Estudos de datação radiométrica (Carbono-14) e conceitos como o limite de Hayflick têm suportado cientificamente os descobrimentos sobre a alta capacidade de renovação ou regeneração celular do nosso organismo. Enquanto alguns tecidos, como a pele e a mucosa estomacal, são regenerados com maior frequência, outros tipos de células são renovados mais lentamente. Há uma estimativa de que uma grande parte das células de um ser humano tem apenas cerca de dez anos de idade ou até menos, mesmo que este indivíduo seja avançado em dias de vida, por causa da regeneração constante dos seus tecidos e órgãos. Esta espantosa taxa de renovação ou regeneração pode catalisar discussões filosóficas sobre a identidade do ser humano em constante renovação, como por exemplo, o paradoxo do “navio de Teseu”.
Outro texto paulino significativo sobre renovação é o segundo versículo do duodécimo capítulo da epístola aos Romanos, onde se encontra escrito: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
O ser em Cristo, regenerado da escravidão que outrora lhe algemava ao pecado, doravante em comunhão constante com o nosso Senhor através da sua fé, precisa se renovar continuamente por meio dos ensinamentos edificantes da pedra angular, o cordeiro imaculado que aspergiu com sangue na cruz do Calvário.
E esta renovação deve ser consciente. Uma “renovação de sua mente”, para que sejamos capazes de provar e comprovar a justa vontade de Deus para as nossas vidas.
Louvado seja o nosso Senhor absoluto, que nos concede o Seu Santo Espírito para a renovação regeneradora da mente atenta, do espírito iluminado e do coração devoto.
Amém.