Translate

Print Friendly and PDF

17 fevereiro 2012

Glorie-se no Senhor

A sabedoria do nosso Senhor é maior do que qualquer sabedoria ou conhecimento humano.


Glorie-se no Senhor

A sabedoria e o conhecimento da humanidade, ao longo dos séculos, têm alcançado patamares inimagináveis e espantosos. Desde a antiguidade pré-cristã, os filósofos lançaram luz sobre a forma de pensar o mundo ao nosso redor. A filosofia, palavra que pode ser interpretada a partir do grego original como algo do tipo “amor pela sabedoria”, teve na Grécia antiga um berço reconhecido.
O apóstolo Paulo, homem culto, de sabedoria e conhecimento solidamente edificados, a quem é atribuída a autoria de vários textos admiravelmente didáticos e esclarecedores encontrados nas sagradas escrituras, escreve aos gregos em Coríntios no primeiro capítulo da primeira epístola, fazendo referência à sabedoria.
No versículo 17, “Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus”, Paulo logo proclama o divino poder do evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, independente da sabedoria humana.
O apóstolo continua, nos versículos 21 a 23: “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios”. A mensagem é clara, mostrando que o evangelho pregado, através da propagação da sabedoria de Deus em Cristo, parece insensato para os gentios (incluindo os gregos), que tentam racionalizá-lo.
O versículo 25 traz o desfecho da doutrina exposta por Paulo: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem”. Novamente, de forma muito esclarecedora e sucinta, é mostrado que a crucificação do Cristo Salvador, que pode ser interpretada pela limitada sabedoria humana como uma aparente insanidade, fraqueza ou derrota de Deus, na verdade é uma grande obra salvífica profetizada e realizada por meio da força e da sabedoria do nosso Criador.
A mensagem do último versículo (31), “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”, mostra a importância de reconhecer no Senhor a fonte suprema de sabedoria, honrando e glorificando o seu Santo nome, pelos séculos dos séculos.
Louvado seja o nosso Senhor. Amém.