Translate

Print Friendly and PDF

13 maio 2012

Compadecimento paterno - Gratidão filial

Como pais, compadecidos e justos....Como filhos, gratos e honrados....

Compadecimento paterno - Gratidão filial

Este texto talvez seja melhor compreendido por quem já tem filhos ou é responsável direto por algum ser humano dependente, não no sentido jurídico de dependência, mas principalmente do ponto de vista prático e emocional.
É uma provação muito difícil para um pai presenciar uma situação de enfermidade ocorrer com um filho. Um pai zeloso e atento não consegue ficar sem intervir diante de uma situação maléfica acontecendo com um filho, seja uma enfermidade grave ou não.
Em momentos como este, se a fé está fortalecida e aprimorada na dependência e entrega ao nosso Senhor Jesus Cristo, clamamos para que Ele interceda por nós junto ao Pai celestial, tendo misericórdia e compaixão de Seus filhos.
Quando penso nisso, me vem à mente que o nosso Deus Pai se compadeceu do nosso mal, da enfermidade dos nossos pecados e transgressões, e como Pai zeloso e justo, traçou Seu grande projeto de redenção, a obra salvífica para os Seus filhos, como está descrito na primeira epístola do apóstolo João: “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 Jo 4:9-10).
Enquanto agimos muitas vezes, com nossos filhos, esquecendo-nos de suas transgressões e nos esquivando de corrigí-los para evitar desgastes emocionais, algumas vezes por causa do medo de que eles nos amem menos devido a estas correções, nosso Pai eterno, justo e soberano como é, enviou seu filho unigênito, o Deus Filho, cordeiro imaculado, para a propiciação dos nossos pecados na cruz do Calvário, mesmo sem o nosso merecimento como transgressores. E Ele fez isto por puro amor, sem medo, Se compadecendo de nossa condição humana, pois não podemos cumprir a expiação dos nossos próprios pecados. Prova maior de amor e cuidado do que esta não poderia ser dada e precisamos tomar consciência deste fato para podermos expressar nossa gratidão filial através do esforço para honrar e glorificar o nome do nosso Senhor, todos os dias de nossa efêmera jornada por esta vida, que inclusive, é bom lembrar que também foi concedida a nós pelas mãos do mesmo Deus Criador.
“Dou-te graças, porque me respondeste e foste a minha salvação” (Sl 118:21).
Honrado seja o Santo nome do nosso Senhor. Amém.