Translate

Print Friendly and PDF

30 maio 2012

Triunfo do vencido

Triunfando em Cristo Jesus....


Triunfo do vencido

Nas batalhas humanas, ou entre outros animais da natureza, a criatura vencedora é considerada a triunfante da luta, e normalmente recebe os despojos do vencido. Por outro lado, nas ocasiões que envolvem os questionamentos entre o humano e o celestial, o triunfo é tanto do vencido, quanto do vencedor.
Na comunhão consciente e racional com o Nosso Senhor Jesus Cristo, particularmente em momentos de inquietação da mente e do coração, o cristão honesto e comprometido tem a consciência clara de que precisa ser vencido pela vontade soberana de Deus, para que este filho alcance o triunfo por meio da Sua imensurável Graça. O apóstolo Paulo deixa bem evidente este conceito de triunfar em Nosso Senhor: “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento” (2Co 2:14).
Parece paradoxal, mas é perfeitamente compreensível e coerente, em consonância com a realidade Divina revelada nas sagradas escrituras:
- O ser humano é caído pelo pecado, mas também é re-erguido e resgatado pela redenção através do sangue de Cristo Jesus, o Cordeiro imaculado. (ver Rm6:11
- O escândalo da Cruz do Calvário pode parecer loucura e fraqueza para alguns doutos de mente sã, mas na verdade, a realidade da Cruz representa a imensa sapiência e fortaleza da obra salvífica do Deus Triúno e Absoluto. (ver 1Co 1:25)
- A criatura humana representa um minúsculo grão de areia na vastidão da matéria cósmica presente no universo conhecido, mas mesmo insignificante em tamanho, cada filho de Deus significa individualmente muito em sua relação pessoal com o Criador do Universo. (ver Sl 8:3-5)
            Enquanto o mundo secular tipicamente se debate na busca gananciosa pelo resultado da vitória arrasadora do vencedor sobre o vencido, o exemplo de humildade e esvaziamento do próprio Senhor Jesus, Deus Filho, nos admoesta a “considerar os outros superiores a si mesmo” (Fp 2:3-11).
            Exaltado seja sempre o nome do Cristo Jesus de Nazaré e que possamos alcançar o “triunfo dos vencidos” por Seu intermédio, através do exemplo sublime e definitivo de amor e misericórdia proclamados em Seu sacrifício na Cruz.