Translate

Print Friendly and PDF

11 agosto 2012

“christianos”

O que significa ser cristão ?

“christianos”

A palavra grega “christianos” significa “cristãos”, e aparece três vezes no Novo Testamento (At 11:26; At 26:28; 1Pe 4:16). Este termo foi cunhado pela primeira vez em Antioquia (At 11:26), para definir os seguidores ou discípulos de Cristo. Parece que este termo pode ter surgido entre os cristãos, para se identificarem entre si, mas também pode ter sido usado pelos antagonistas do cristianismo, com uma intenção pejorativa.
Independente do motivo ou da origem, o fato é que este termo é usado até os dias atuais para definir, da mesma forma, os seguidores de Cristo, independente das diversas religiões e denominações cristãs espalhadas pelo mundo.
Neste contexto, a palavra “cristãos” designa aqueles que pertencem ao Senhor Jesus Cristo, pois foram “comprados por alto preço” (1Co 7:23), com o “precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1Pe 1:18-19).
Mas será que apenas um termo ou uma palavra é suficiente para definir o cristão ?
            O cristão comprometido com o Evangelho precisa ser definido também pelo seu próprio testemunho de vida, pelo seu caráter e pelas suas ações em ambientes cristãos ou não. Desta forma, estarão engajados na Palavra de Deus e desejosos por exalar o “bom perfume de Cristo” (2Co 2:14-15).
            De maneira aparentemente paradoxal, mas na verdade, profundamente alinhada com a verdade do Evangelho e coerente com a atemporalidade de Deus, o que define um cristão não é o seu passado, ou seja, não é aquilo que ele foi outrora, devido à sua natureza humana decaída pelo pecado. O que define o cristão atento é o seu futuro e a esperança depositada na soberania e justiça de Deus, e no Seu magnífico e excelso plano de salvação, que atingiu um ápice no sacrifício misericordioso e definitivo de Jesus Cristo, o Deus Filho, na Cruz do Calvário.
Além da questão atemporal, o que define um cristão é uma verdade localizada alhures, independente da sua existência, ou seja, um referencial absoluto, que é a Glória e a Majestade de Deus, reveladas na criação de tudo que é animado e inanimado no Universo. Apesar deste referencial parecer externo, ele também é interno, pois depende da fé, que “é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11:1), e que deve estar presente no coração e na mente do cristão convicto. Portanto, o que pode definir melhor o cristão é a certeza da fé em Cristo.