Translate

Print Friendly and PDF

28 novembro 2012

Evangelho visual 11


"Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas?
Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?
Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.
Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti."
Observação 1: 
Os estudiosos das escrituras e arqueólogos descrevem que o "estáter" era uma moeda de prata, usada no Novo Testamento (N.T.), que corresponde ao "tetradracma" ou ao "siclo" (no Antigo Testamento - A.T.).
A moeda de prata usada na figura acima foi encontrada em uma escavação arqueológica realizada no principal canal de drenagem de Jerusalém. Os especialistas acreditam que é bem provável que esta moeda seja um "siclo" (ou "estáter"), como o que foi usado neste trecho do Evangelho de Mateus exposto acima, e que tenha sido cunhada por volta do ano 22 depois de Cristo (D.C.). Se lembrarmos que o ministério do Senhor Jesus Cristo começou por volta dos seus 30 anos (Lucas 3:23), esta moeda da figura provavelmente já existia na ocasião deste episódio relatado por Mateus.

Observação 2:
É interessante lembrar também que Simão Pedro não deve ter tido muita dificuldade em pescar este peixe, pois tinha como ofício original a pescaria (Lucas 5:1-10). Depois de ser escolhido como discípulo e apóstolo de Jesus Cristo, Pedro se tornara "pescador de homens".