Translate

Print Friendly and PDF

13 dezembro 2012

Nasceu o Cordeiro

Pensando sobre o verdadeiro significado do natal...

Nasceu o Cordeiro

No natal, precisamos recordar, com mais profundidade, o seu verdadeiro significado. Não o significado comercial, na forma do aumento do volume de vendas, ou o significado importado de tradições culturais estrangeiras, fazendo referência ao Pólo Norte ou à Lapônia. Estamos falando de um significado mais sublime e atemporal, que é o nascimento do Cordeiro Redentor.
O verdadeiro sentido do natal, que precisa ser re-lembrado pelas famílias mundo afora, é o nascimento do Verbo da Vida (1 João 1:1). O Verbo que se fez carne, para habitar entre nós (João 1:14). O Emanuel  - “Deus Conosco” -  (Mateus 1:23), o Cordeiro de Deus (João 1:29).
Apesar de divino, o Cordeiro se fez humano e viveu uma vida santa e imaculada, para poder se oferecer em oferta de amor, no nosso lugar, como substituto vicário no pagamento pelas nossas transgressões e pecados, na cruz do calvário.
Como podemos esquecer o significado natalino do nascimento do Deus Filho, que se fez homem e habitou entre nós ?
Nesta época de tanta degradação da estrutura familiar e dos valores que a humanidade tem desprezado, a necessidade de compreensão do real significado do natal é ainda mais premente.
As famílias se reúnem ao redor das árvores de natal, seguindo tipicamente as remotas tradições culturais estrangeiras, e se alegram na troca de presentes e agrados. Este é um valioso momento de comunhão entre os membros de cada família e louvado seja Deus por isto.
Não há nada de errado em se presentear, como oferta de amor, alguém que é importante para nós e que recebe o presente com muita satisfação e alegria... Mas não é este exatamente o presente do Cordeiro de Deus para nós ? Não foi Ele quem nos presenteou com Sua vida, por amar e se importar conosco, para que possamos ter satisfação e alegria na nossa re-ligação com Deus, participando da Sua Nova Aliança ou Novo Testamento ?
O mérito desta dádiva celestial é todo do Cordeiro. O vigor da Sua majestade, a superabundância da Sua graça e a multidão das Suas misericórdias é que são responsáveis pela Sua obra redentora. A plenitude da Sua bondade, que nos amou em primeiro lugar, e a retidão da Sua justiça, nos concede o maravilhoso presente da redenção em Cristo Jesus.
Rogo ao Senhor, que nos conceda sabedoria e amor para sermos capazes de discernir o verdadeiro significado do natal em todos os lares do mundo, agradecendo pelo sublime presente recebido do Cordeiro Redentor, que nasceu humilde em uma manjedoura (Lucas 2:7), se entregou em oferta por nós na cruz, ressuscitou em poder e ascendeu aos céus em glória, para habitar a destra do Deus Pai (1 Pedro 3:22).
Honrado e Glorificado seja o Santo e Gracioso Nome do Senhor, pelos séculos dos séculos, em todos os natais e em todos os dias da eternidade. Amém.