Translate

Print Friendly and PDF

19 dezembro 2012

"Orai sem cessar"

Sobre a importância de "orar sem cessar"...

“Orai sem cessar”

O apóstolo Paulo nos ensina: “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17). 
Acredito que a forma como devemos conduzir este ensinamento não é deixando de fazer as inúmeras tarefas e responsabilidades cotidianas, e se recolhendo irremediavelmente em um ambiente específico, isolado e silencioso, para orar solenemente ao Senhor.
Imagino que o que o apóstolo quis dizer com “orar sem cessar” significa estar continuamente em comunhão com Deus ao longo do dia e da noite, algumas vezes recolhido em isolamento para oração (Mateus 6:6), outras vezes orando em conjunto com outrem (Mateus 18:19-20), e muitas vezes – talvez a maioria das ocasiões – orando enquanto são realizadas as tarefas do dia-a-dia, com igual devoção e postura solene diante do Deus triúno e soberano.
Seguem abaixo alguns exemplos de tarefas cotidianas onde temos a oportunidade de lembrar as coisas celestiais e elevar nossos pensamentos ao Deus altíssimo, mesmo que sejam em orações curtas, mas com profundidade da alma, do coração e da mente:
- Ao tomar banho, ou lavar as mãos e o rosto, podemos lembrar os salmos e dizer ao Senhor, “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado” (Salmo 51:2), ou então, “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve” (Salmo 51:7). Podemos lembrar também do homem cego que lavou-se no tanque de Siloé, obedecendo ao Senhor Jesus Cristo, e voltou a enxergar (João 9:7-11).
- No ato de vestir, podemos rogar ao Senhor, “veste-nos com a armadura de Deus, cingindo-nos o lombo com a verdade, colocando-nos a couraça da justiça, calçando-nos os pés com a prontidão do evangelho da paz, encaixando-nos o capacete da salvação, empunhando-nos a espada do Espírito e, principalmente, reforçando-nos com o escudo da fé” (Efésios 6:13-17).
- Durante alguma tarefa que envolve limpeza, podemos rogar ao Senhor, “limpa a sujeira do meu coração, purifica-o e cria em mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10).
- Ao longo das refeições, é impossível não lembrar do evangelho de João, onde o Senhor Jesus declarou “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede” (João 6:35).
- Mesmo ao atravessar uma simples porta e seguir por algum caminho que fazemos com frequência cotidiana, ou mesmo um caminho novo que precisamos trilhar, podemos rogar ao Senhor, “permita-nos entrar pela Tua porta estreita, e trilhar o caminho apertado que leva às Tuas pastagens” (João 10:9 e Mateus 7:14).
- Se, em algum momento, estivermos dirigindo ou guiando algum veículo, podemos orar ao Senhor, “sonda nossos corações e pensamentos, e guia-nos nas retas veredas da justiça, por amor ao Teu Nome, conduzindo-nos mansamente a águas tranquilas” (Salmos 23:2-3; 25:5-9; 139:23-24).
Precisamos lembrar também que as palavras do Senhor Jesus nos ensinam a orarmos “em Seu nome” (João 14:13-14), desta forma é comum terminarmos as orações, depois dos agradecimentos e petições direcionadas aos céus, “em nome do Senhor Jesus Cristo”, ou com outras frases similares, com o mesmo sentido preservado.
Estas são apenas algumas sugestões de orações pontuais, dentre muitas outras possíveis, que podem ser exercitadas durante a realização das atividades rotineiras e cotidianas, mas cada um de nós pode encontrar as palavras que tocam mais o coração e a mente, e fazem mais sentido na vida de cada um, para serem apresentadas diante do trono da Glória de Deus, em oração.
Não permita que a preocupação de não estar “orando corretamente” o impeça de orar continuamente e ir se aperfeiçoando na oração, através do amadurecimento espiritual que provém do poder auxiliador do Espírito Santo. Segundo uma citação atribuída a Richard Sibbes: "Deus pode extrair sentido de uma oração confusa". 
Guglielmo Marconi, ganhador do prêmio Nobel em Física de 1909, em reconhecimento às suas contribuições no desenvolvimento da telegrafia sem fio, declarou: “Tenho orgulho de ser um cristão. Eu acredito não só como um cristão, mas também como um cientista. Um dispositivo sem fio pode transmitir uma mensagem através do deserto. Na oração, o espírito humano pode enviar ondas invisíveis para a eternidade; ondas que alcançam seu objetivo diante de Deus”.
Não tenha medo, nem vergonha de orar. Tenha orgulho de ser um cristão e de ter o grande privilégio de ter acesso tão direto ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Acesso este garantido pelo sangue do Cordeiro (Romanos 5:11). Se nos dedicarmos suficientemente à oração comprometida e sincera, de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimento, este Deus justo, gracioso e misericordioso também se revelará poderosamente para nós, com toda a sua Glória e o seu Amor, e poderemos chamá-lo de “Meu Deus” (Miquéias 7:7).
Senhor, rogo que Tu ouças atentamente nossas orações e nos ensine continuamente a orarmos de forma cada vez mais madura e com o coração profundamente inflamado por Ti.
Lembrando a citação de John Bunyan: “Quando tu orares, é preferível deixar o coração sem palavras do que deixar palavras sem um coração”. Glória a Ti, Senhor ! Amém.