Translate

Print Friendly and PDF

21 março 2013

Um de nós

Diz o refrão da canção: “E se Deus fosse um de nós?”

Um de nós

Certo dia, ao escutar a bela melodia de uma música cantada em inglês, a sua letra começou a chamar a minha atenção. Ao atentar para a letra de “One of us” (“Um de nós”), destacou-se, no refrão, uma frase que remetia ao nome da canção, fazendo a seguinte pergunta: “E se Deus fosse um de nós?”.
Pensando no contexto Bíblico, devemos lembrar que Deus se fez verdadeiramente um de nós, na encarnação humana do Seu Filho Jesus Cristo, também chamado Emanuel (“Deus conosco”), como está registrado nas Escrituras (Mateus 1:23; Isaías 7:14). 
O Filho de Deus, quando se fez “um de nós” na existência humana, foi tentado como nós, porém sem cometer pecado, ao contrário da nossa realidade, como pode ser observado no texto da carta aos Hebreus (4:14-15): “... porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Apesar do Filho de Deus ter sido como “um de nós”, precisamos ter a clareza de que nós, as criaturas, é que fomos feitas à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26), conforme a sua vontade soberana. Desta forma, podemos refletir: Jesus Cristo foi feito parecido com cada “um de nós”, ou cada “um de nós” é que foi feito à imagem e semelhança do Senhor? 
Também devemos nos lembrar que ao mesmo tempo em que Ele, o Senhor, foi um de nós, cada um de nós, seu povo, está nEle (1 João 2:5).
A música segue com as frases “Deus é maravilhoso”, “Deus é bom”, e aparece outra estrofe da letra: “Se Deus tivesse um Nome, qual seria? E você seria capaz de chamá-lo pelo Nome, se você se encontrasse com Ele em toda a Sua glória? O que você perguntaria, se pudesse fazer apenas uma pergunta?”. Difícil imaginar apenas uma pergunta para ser feita, se lembrarmos do texto da carta aos Romanos (11:33).
É importante notar que há outros trechos desta letra que não parecem estar em sintonia precisa com os relatos bíblicos, mas a canção chama a atenção para questões interessantes. Não sei se o autor desta canção, ou mesmo os seus intérpretes, tiveram a intenção de estimular pensamentos como estes levantados por estas questões encontradas na letra, mas acredito que os ouvintes da música, particularmente os cristão, podem passar por experiências edificantes neste processo.
Quanto ao Seu Nome, as Escrituras nos ensinam que o próprio Senhor Deus revelou o Seu Santo Nome (Êxodo 3:14). Louvemos e Glorifiquemos este Nome! Amém.