Translate

Print Friendly and PDF

11 junho 2013

Definição alhures

O que define a criatura é o seu Criador...

Definição alhures

O que nos define como criaturas humanas?
Apesar da grande capacidade intelectual, da impressionante criatividade, do apurado senso estético, e mesmo o ser humano tendo sido capacitado a realizar feitos extraordinários ao longo da história, o homem precisa ter a humildade para compreender, com sabedoria, que não pode definir completamente a si mesmo.
Em primeiro lugar, como o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26), ele foi agraciado com a capacidade intelectual à imagem da Sua racionalidade, com a capacidade criativa à Sua semelhança, e com a noção estética a partir da Sua beleza e santidade. Só a consciência desta verdade já deveria ser um argumento suficiente para afastar qualquer orgulho humano de auto-definição.
O que nos define, como criaturas humanas, é encontrado alhures. 
Nosso Criador nos gerou, conforme está registrado nas Sagradas Escrituras: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” (Tiago 1:17-18).
O próprio Davi, em um de seus salmos, compara a grandiosidade de Deus com a pequenez do homem, mas reconhecendo que mesmo assim o Senhor coroou a sua criação com honra e glória: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste” (Salmos 8:3-5).
A pergunta do salmista, “Que é o homem, que dele te lembres?”, nos faz pensar sobre nossa relação pessoal com o Deus Grandioso, Criador de tudo e de todos. Apesar da nossa pequenez, como seres humanos, Lhe aprouve nos amar como seus filhos, tendo nos concedido o seu próprio Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo de Nazaré, para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).
Graças Te damos, Deus Criador, por nos definir e nos coroar com honra e glória.
Louvado e Glorificado seja o Teu Santo e Eterno Nome! Amém.