Translate

Print Friendly and PDF

03 setembro 2013

Aprendizado piedoso 71

Na noite do dia 23 de novembro de 1654, entre as dez e meia e a meia-noite e meia, o matemático e filósofo francês Blaise Pascal, aos 31 anos de idade, parece ter tido uma experiência marcante sobre a qual ele nunca mencionou a ninguém. Um texto foi registrado em um pedaço de papel, conhecido como "memorial", e foi mantido costurado em seu casaco, de onde o seu empregado somente o retirou após a sua morte. Um trecho deste “memorial” pode ser encontrado abaixo, onde foram acrescentadas as referências para as citações bíblicas.


-------
FOGO
“Deus de Abraão, Deus de Isaque, Deus de Jacó" (Êxodo 3:15).
Não dos filósofos e dos estudiosos.
Certeza. Certeza. Sentimento. Alegria. Paz.
Deus de Jesus Cristo.
"...o teu Deus é o meu Deus" (Rute 1:16).
Esquecimento do mundo e de tudo, exceto Deus.
Ele pode ser encontrado apenas pelos caminhos ensinados no Evangelho.
Grandeza da alma humana.
"Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci..." (João 17:25).
Alegria, alegria, alegria, lágrimas de alegria.
Eu me separei Dele.
"...a mim me deixaram, o manancial de águas vivas" (Jeremias 2:13).
Meu Deus, Tu me abandonarias?
Não me deixe ser separado dEle por toda a eternidade.
" E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3).
Jesus Cristo.
Jesus Cristo.
Eu O deixei; Eu fugi dEle, renunciei, crucifiquei.
Que nunca mais eu me separe dEle.
Que se conserva apenas pelas vias ensinadas no Evangelho.
Renúncia total e doce.
Submissão total a Jesus Cristo e ao meu diretor.
Eternamente em alegria para um dia de treinamento na Terra.
Não me esquecerei das tuas palavras.
Amém.
-------

** Links para o livro aqui e aqui.