Translate

Print Friendly and PDF

26 junho 2014

"Fé salvadora"

R. C. Sproul falando sobre a "fé salvadora" ("saving faith"):

(Link para a página. / Link para o MP3.)
(Aplicativo para dispositivos móveis.)

Nos 7 minutos iniciais da gravação, particularmente à partir do quinto minuto, é apresentado um resumo da posição reformada (protestante) sobre a questão da "fé" e das "obras" na doutrina bíblica da "justificação".
De maneira matematicamente objetiva, o resumo é feito também na forma de equações matemáticas simples:

fé + obras = justificação

fé = justificação + obras

A fé cristã reformada, de uma maneira geral, defende a posição representada resumidamente pela segunda equação matemática (fé = justificação + obras), ou seja, que uma "fé viva" (ou "fides viva", como Martinho Lutero denominava) é uma fé que desencadeia boas obras, como frutos da própria fé.

No segundo capítulo da epístola de Tiago, particularmente dos versículos 14 a 18, há uma exposição clara desta doutrina cristã:
"Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé." (Tiago 2:14-18)

Ainda, no segundo capítulo da epístola aos Efésios, particularmente nos versículos 8 e 9, está uma das passagens mais claras a respeito da salvação pela graça de Deus, por meio da fé:
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)

Veja um trecho das Institutas de Calvino, onde ele deixa clara a sua posição reformada:
“... Nós, pelo contrário, quando vemos que os oráculos de Deus ordenam que os pecadores recebam a esperança da salvação, presumimos de bom grado sua verdade, tanto que, confiados só em sua misericórdia, e descartada a confiança nas obras, atrevemo-nos a bem esperar. Não nos enganará aquele que disse: ‘Faça-se-vos conforme a vossa fé’ (Mateus 9:29b).”
(João Calvino, Institutas da Religião Cristã, Livro 3, Capítulo II, parágrafo 43)