Print Friendly and PDF

15 maio 2019

Aprendizado piedoso 122


Em pregação poderosa (https://youtu.be/UDVWvOQvlK8) intitulada "The Invisible War" ("A Guerra Invisível"), particularmente no texto de Jó 1, o pastor Steven J. Lawson me ensinou uma coisa muito importante sobre Satanás.

Satanás fala 3 vezes na Bíblia:
1) Gênesis 3: a serpente (Satanás) disse para Eva que Deus era mau por não deixar comer o fruto proibido.
2) Jó 1: Satanás disse para Deus que Ele era muito bom com Jó, e por isso Jó era fiel e O adorava.
3) Mateus 4: na tentação do deserto, o Diabo (ver sinônimo em Apocalipse 12:9) disse ao Senhor Jesus que se Ele o adorasse, o Diabo seria bom com Ele e lhe daria todos os reinos do mundo e a glória deles.

Percebem a inconsistência de Satanás?
- Primeiro (1), Deus foi muito "mau" com Eva.
- Segundo (2), Deus foi muito "bom" com Jó.
- Terceiro (3), o Diabo seria muito "bom" com o Senhor Jesus.

Não é a toa que ele é chamado de enganador (2 João 1:7), na Bíblia, e este é um dos próprios significados do seu nome.

Temos que estar atentos, o tempo todo, a esta serpente mentirosa, ou a este leão que ruge, procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8-9). Não podemos subestimá-lo! Mas também não podemos superestimá-lo! Devemos considerá-lo na medida adequada, que a Palavra nos ensina. Lembra de Simão Pedro, a Pedra?

"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante."
(Lucas 22:31-34)

Que bom saber que temos o Senhor a rogar e interceder por nós, como um sumo sacerdote incomparavelmente superior, como diz o autor aos Hebreus:

"Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna."
(Hebreus 4:14-16)

Martinho Lutero dizia que Satanás é "Satanás de Deus", ou seja, ferramenta nas mãos de Deus para aperfeiçoamento dos seus filhos e filhas.
Leia a história do bacalhau e do bagre na ilustração maravilhosa usada em pregação do pastor Joel Beeke:

Satanás é criatura, como nós.
Nosso Deus é maior! Criador!
Soli Deo Gloria