Translate

Print Friendly and PDF

23 fevereiro 2019

Aprendizado piedoso 120

Uma extraordinária ilustração usada pelo pastor Joel Beeke na pregação sobre a "Importância e Possibilidades da Segurança da Salvação".

Pregando em Romanos 8:34-39

Fonte:
“Importance and Possibilities of Assurance”

A partir do tempo 51:30 (51 minutos e 30 segundos), o pastor Joel Beeke começa a citar o versículo 38, “nem a morte nem a vida” poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Quando Paulo fala que “nem os anjos, nem os principados”, ele está se referindo aos anjos bons e aos anjos caídos. Paulo está falando aqui como em Gálatas 1:8, que “mesmo que um anjo vindo do céu vos pregue um evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema”. Nem mesmo Gabriel, nem mesmo Miguel, com todo o seu poder, podem nos separar do amor de Deus. Está relatado em Isaías 37:36 e em 2 Reis 19:35, que em apenas uma noite, um Anjo do Senhor saiu e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil, por exemplo. Porém, Cristo é mais poderoso do que os anjos. Ele é todo-poderoso! E quanto aos principados, os anjos caídos, eles devem nos separar do amor de Deus? Não, diz Paulo! Lembre-se de Lucas 22:31-32: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti...”. Satanás tem permissão para nos colocar em tentação e em prova. Calvino colocou desta maneira: Na providência de Deus, as vezes até mesmo Satanás é um bom médico para nós. Ele disse que Satanás usa os seus artifícios e dispositivos, mas Deus transforma-os segundo a Sua vontade. Os mesmos dispositivos que Satanás tenta usar para destruir-nos, Deus irá fazer uma reviravolta para trazê-los para os maiores níveis de segurança na salvação de que vocês nunca experimentaram antes! Satanás não nos separará de Jesus Cristo!
A partir do tempo 55:27 (55 minutos e 27 segundos), o pastor Joel Beeke começa a usar uma extraordinária ilustração na pregação. Ele diz que no nordeste dos Estados Unidos, o bacalhau (“codfish”) é um grande negócio comercial. Há um mercado para este bacalhau em todo o território dos Estados Unidos, especialmente nas regiões mais afastadas da costa nordeste. Mas a demanda por bacalhau representou um problema para os transportadores desta mercadoria. No início, eles congelavam o bacalhau e os enviavam assim, mas o congelamento tirava grande parte do sabor. Então, eles experimentaram transportá-los vivos em tanques de água do mar, mas isso se mostrou ainda pior. Não apenas era mais caro transportar dessa maneira, como ainda o bacalhau perdia o seu sabor e, além disso, tornava-se macio e mole no caminho. Finalmente, alguma pessoa criativa resolveu o problema de uma maneira mais inovadora. O bacalhau foi colocado no tanque de água junto com o seu inimigo natural, o bagre (“catfish”). A partir do momento em que o bacalhau deixou a costa leste até chegar ao seu destino mais ocidental, os bagres caçadores perseguiram o bacalhau por todo o tanque. A coisa mais incrível aconteceu. Quando o bacalhau chegou ao mercado, eles estavam tão frescos quanto no dia em que foram pegos pela primeira vez. Não houve perda de sabor nem a textura foi afetada. Se tivesse acontecido qualquer coisa, estava melhor do que antes! O bagre foi usado para manter o bacalhau fresco. Satanás é o bagre, e Deus o usa para nos manter atentos, caminhando próximos ao Senhor Jesus Cristo. Satanás não nos ataca quando nos tornamos desleixados em nossa vida espiritual. O pastor Joel Beeke não está dizendo que devemos agradecer a Deus por Satanás, mas ele está dizendo que devemos agradecer a Deus por prevalecer sobre os dispositivos e artimanhas de Satanás, e por usar estes dispositivos de Satanás para manter-nos próximos Dele, do Senhor Jesus!

Soli Deo Gloria!