Translate

Print Friendly and PDF

21 novembro 2019

Aprendizado piedoso 124

"Quando preciso ser forte, preciso ser fraco"
 
Quando as coisas fogem do controle,
quando eu não estou no controle,
quando não faço o que quero,
quando faço o que não quero.

Quando digo somente o que penso,
quando não penso no que eu digo,
quando não penso e ainda digo,
quando o que penso não sigo.

Faz-me mais fraco, Senhor...
Faz-me mais fraco.
Pois quando preciso ser forte,
na verdade, preciso ser fraco.

Quando murmuro sem palavras,
quando esmoreço sem reclamar,
quando me entristeço nas circunstâncias,
e não mais me alegro em peregrinar.

Quando o ídolo se mostra em nudez,
e a minha força revela altivez,
quando o cálice cheio transborda,
com o meu pecado já pago uma vez.

Faz-me mais fraco, Senhor...
Faz-me mais fraco.
Pois quando preciso ser forte,
na verdade, preciso ser fraco.

Quando a graça vem em amor
e não mais confio na minha verdade,
quando caem as escamas dos olhos
e eu enxergo o Cristo na Cruz.

Quando o Pai me recebe na porta,
e o Filho me chama de irmão,
quando o Espírito me lava os olhos
com lágrimas que dizem perdão:

Tu me fez mais fraco, Senhor!
Tu me fez mais fraco.
Quando precisava ser forte
o meu Deus foi por mim.

-------
Eu resumo a ideia do poema em três frases:

1º "Quando eu não tenho controle sobre as circunstâncias fora de mim, nem sobre os pensamentos dentro de mim, quero que Deus me faça mais fraco."

2º "Quando estou insatisfeito com Deus, murmurando e desfalecendo, com os ídolos do coração se mostrando em toda sua força, preciso ser feito mais fraco."

3º "Quando contemplo a graça e o amor da Cruz, em um plano eterno distante e presente no amor do Deus triuno, sou feito fraco e meu Deus é forte."

Penso que o significado essencial disso, em conceito, é muito simples: eu não me faço fraco, eu sempre fui fraco e Deus sempre foi forte. No entanto, no dia a dia preciso que Ele me revele e continue me revelando minha fraqueza, "pois, quando sou fraco é que sou forte" (2Co 12:10).

Quando Deus faz isso fico em paz sabendo que sempre serei fraco, logo, sempre serei forte.

(Anderson Oliveira, que venceu o concurso de poesia do blog ideias que voam, em 09/11/2017)