Translate

Print Friendly and PDF

11 janeiro 2024

MISSÕES: Robert Murray M'Cheyne

 

O texto abaixo são trechos do capítulo 4 do livro "A Vida de Robert Murray M'Cheyne: o jovem que viveu na presença de Deus", de Andrew A. Bonar:

"Eu [Andrew A. Bonar] também tinha sido escolhido para sair nesta missão de amor a Israel; mas algumas dificuldades me impediram de deixar meu cargo em Collace. Nessas circunstâncias, o sr. M'Cheyne me escreveu, em 12 de março [de 1839], de Edimburgo: 'Meu querido A. [Andrew A. Bonar], - Recebi tantos sinais de Deus para o bem neste assunto, que seria realmente uma vergonha se não confiasse nEle para aperfeiçoar tudo o que me diz respeito. Estou feliz por você ter decidido confiar tudo nas mãos do Deus de Israel. Estou pronto para ir esta semana, ou na próxima, mas estou profundamente ansioso para ter certeza de que você será enviado comigo. Você sabe, querido A., não poderia trabalhar nesta causa [viagem missionária a Israel], nem desfrutá-la, se você não estivesse comigo nela. Você estaria pronto para dar sua palestra judaica na noite da semana do Sabbath?... E agora, ore por nós, para que sejamos enviados por Deus; e, por mais fracos que sejamos, para que nos tornemos Boanerges, para que sejamos abençoados para ganhar algumas almas e estimular os cristãos a amarem Sião. Muito interesse já foi levantado, e procuro uma bênção. Fale com seu povo omo se estivesse à beira da eternidade... Espero que saiamos no Espírito; e embora limitados na linguagem, podemos ser abençoados, como Brainerd [David Brainerd] foi, por meio de um intérprete, não é mesmo? Também podemos ser abençoados em salvar alguns ingleses e estimular missionários, certo? Minha saúde está apenas tolerável; estaria melhor se já estivéssemos longe. Muitas vezes fico tão perturbado que me faz querer ir ou ficar, morrer ou viver. No entanto, é encorajador ser usado no serviço do Senhor novamente, e de uma maneira tão interessante. E se virmos a Jerusalém celestial antes da terrena? Estou levando materiais de desenho para trazer lembranças do Monte das Oliveiras, do Tabor e do Mar da Galileia'."

"A notícia de sua ausência proposta alarmou seu rebanho em Dundee. Eles manifestaram seu cuidado por ele mais do que nunca; e não poucos escreveram cartas explicando-as. A um desses protestos bem-intencionados, ele [R.M.M'Cheyne] respondeu: 'Alegro-me muito pelo interesse que você tem por mim, não tanto por mim, mas porque espero que seja um sinal de que você conhece e ama o Senhor Jesus. A menos que o próprio Deus tivesse fechado a porta de retorno ao meu povo e aberto essa nova porta para mim, eu nunca poderia ter consentido em ir. Não estou de modo algum relutante em gastar e ser gasto no serviço de Deus, embora muitas vezes tenha descoberto que quanto mais abundantemente amo vocês, menos sou amado. Mas Deus me mostrou muito claramente que posso realizar um trabalho profundamente importante para seu antigo povo [Israel] e, ao mesmo tempo, estar na melhor maneira de buscar o retorno da saúde'."

"Nesta crise na história de seu povo [igreja em Dundee], ele buscou no Senhor alguém para suprir seu lugar - alguém que alimentasse o rebanho e reunisse os desgarrados durante a ausência de seu próprio pastor. O Senhor concedeu-lhe seu desejo enviando o Sr. William C. Burns, filho do ministro de Kilsyth. Em uma carta a ele, datada de 12 e março, ocorrem as seguintes palavras notáveis: 'Você é dado em resposta à oração; e esses dons são, creio eu, sempre abençoados sem exceção. Espero que você seja mil vezes mais abençoado entre eles [igreja em Dundee] do que eu jamais fui. Talvez existam muitas almas que nunca teriam sido salvas sob meu ministério, que podem ser tocadas pelo seu; e Deus tomou este método de trazer você para o meu lugar. O nome dele é Maravilhoso'."

"Em suas breves notas durante a primeira parte da viagem, ele [R.M.M'Cheyne] raramente deixou de marcar nossos momentos de oração conjunta, como aqueles na cabine do navio na passagem para Gênova; pois estes eram tempos de refrigério para seu espírito. E seus sentimentos, enquanto ele estava naquela cidade e inspecionava seus palácios, são expressos em algumas linhas, que enviou para casa do local. 'Uma terra estrangeira nos aproxima de Deus. Ele é o único que conhecemos aqui. Nós vamos a Ele como alguém que conhecemos; todo o resto é estranho. Cada passo que dou, e cada novo país que vejo, me faz sentir mais que não há nada real, nada verdadeiro, a não ser o que é eterno. O mundo inteiro jaz na maldade; seus julgamentos estão se apressando rapidamente. Os palácios de mármore, entre os quais estive vagando esta noite, em breve afundarão como uma pedra de moinho nas águas da justa ira de Deus; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre'. Em Valetta, na ilha de Malta, ele escreveu: 'Meu coração palpita um pouco hoje, mas outra viagem me fará bem. Uma coisa eu sei, que estou nas mãos de meu Pai que está no céus, que é todo amor para mim - não pelo que sou em mim mesmo, mas pela beleza que Ele vê em Emanuel'. As costas clássicas da Itália e da Grécia são investidas de um interesse peculiar, que pode suscitar emoções profundas mesmo em uma alma santificada. 'Tentamos relembrar muitos dos estudos de nossa infância. Mas o que é o aprendizado clássico para nós agora? Considero todas as coisas como perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor [Filipenses 3:7-11]. E, no entanto, essas lembranças tingiram todos os objetos e nos proporcionaram um prazer mais legítimo'."

"Em casa e no exterior, ele [R.M.M'Cheyne] tinha um apetite insaciável pro toda a Palavra - tanto pelos tipos do Antigo Testamento quanto pelo texto simples do Novo... Ele agiu com base no princípio de que tudo o que Deus revelou deve merecer nosso estudo e investigação com espírito de oração."

"Ao Sr. Bonar de Lambert, ele [R.M.M'Cheyne] escreve: 'Não tinha ideia de que viajar no deserto era uma coisa tão terrível como é. A solidão que muitas vezes sentia me solenizou bastante. O sol escaldante lá do alto - dando voltas e mais voltas em um círculo de areia estéril, marcado apenas por alguns arbustos espinhosos (a erva, de que fala Jeremias), - sem chuva, nem uma nuvem, os poços muitas vezes como de Mara, e distantes entre si. Agora entendo bem as murmurações de Israel. Sinto que nossa jornada provou e testou muito meu próprio coração'."

"M'Cheyne declarou: 'Por grande parte de nossa segurança, sinto-me em dívida com as orações de meu povo, quero dizer, os cristãos entre eles, que não se esquecem de nós. Se o véu da maquinaria do mundo fosse retirado, quantas coisas encontraríamos que são feitas em resposta às orações dos filhos de Deus'."

"[R.M.M'Cheyne]: 'Use sua saúde enquanto a tem, meu querido amigo e irmão. Não jogue fora oportunidades peculiares que talvez nunca mais voltem. Você não sabe quando seu último domingo com seu povo pode vir. Fale para a eternidade. Acima de tudo, cultive seu próprio espírito. Uma palavra dita por você quando sua consciência está limpa e seu coração cheio do Espírito de Deus vale dez mil palavras ditas em incredulidade e pecado. Esta foi a minha grande falha no ministério. Lembre-se que é Deus, e não o homem, que deve ter a glória. Não é muito falar, mas muita fé, que é necessário. Não se esqueça de nós. Não se esqueça da reunião de sábado à noite, nem da ação de graças de segunda-feira de manhã'. Assim, escreveu durante o caminho para um colega de trabalho na Escócia."

"Muitas vezes nestes dias, quando nossos atendentes à noite estavam pregando as estacas de nossa tenda e esticando suas cordas, ele se deitava no chão sob alguma árvore que o abrigava do orvalho. Completamente exausto pelo longo dia de cavalgada, ficava quase sem fala por meia hora; e então, quando a palpitação de seu coração diminuía um pouco, propunha que nós dois orássemos juntos. Muitas vezes, também, ele me disse, quando esticado no chão, não com impaciência, mas com muita seriedade: 'Devo pregar novamente ao meu povo?'. Muitas vezes [Andrew A. Bonar] fui reprovado por [R.M.M'Cheyne] sua atenção inabalável à santidade pessoal; pois esse cuidado nunca estava ausente de sua mente, estivesse em casa em seu quarto tranquilo, no mar ou no deserto. A santidade nele foi manifesta, não por esforços para cumprir os deveres, mas de uma maneira tão natural que se reconhecia nele o leve fluir do Espírito que habita em nós. A fonte que jorrava para a vida eterna (João 4:14) em sua alma, jorrava suas águas vivas igualmente nas celas familiares de sua Escócia natal tanto quanto sob as oliveiras da Palestina. A oração e a meditação na Palavra nunca foram esquecidas; e uma paz que o mundo não poderia dar guardou seu coração e sua mente. Quando fomos detidos um dia em Gaza, em circunstâncias muito tentadoras, sua observação foi: 'Jeová Jireh; estamos naquele monte novamente'. Era doce estar com ele a qualquer momento, pois tanto sua natureza quanto sua graça atraíam o coração; mas havia momentos de prazer nessas regiões da Palestina que puxavam cada corda ainda mais e criavam simpatias desconhecidas. Foi assim naquela noite em que escalamos juntos a colina e Sansão. Sentados ali, lemos as referências ao lugar na Palavra de Deus; e então ele pegou seu lápis e esboçou a cena, enquanto o sol estava se pondo no oeste. Feito isso, cantamos alguns versos de um salmo, apropriados ao local, fizemos uma oração e, descendo lentamente, conversamos sobre tudo o que vimos, e tudo o que nos foi trazido à mente pela paisagem ao nosso redor, até chegarmos à nossa tenda."

"Durante nossos dez dias em Jerusalém, havia poucos objetos ao nosso alcance que não procurávamos ansiosamente para visitar. 'Paramos na curva da estrada onde Jesus se aproximou, contemplou a cidade e chorou sobre ela. E se tivéssemos mais da mente que estava em Jesus, acho que deveríamos ter chorado também'. Esta foi sua [R.M.M'Cheyne] observação em uma carta para casa."

"E ao Sr. Bonar de Lamber ele [R.M.M'Cheyne] expressou seus sentimentos em relação ao Monte das Oliveiras e seus arredores: 'Lembro-me do dia em que o vi pela última vez, você disse que havia outras descobertas a serem feitas além das do mundo físico - que havia visões a serem vistas no mundo espiritual e profundezas a serem penetradas de importância muito maior. Muitas vezes pensei na verdade de sua observação. Mas se há um lugar na terra onde o cenário físico pode nos ajudar a descobrir coisas divinas, acho que é o Monte das Oliveiras. O Getsêmani sob seus pés leva sua alma a meditar no amor de Cristo e na determinação de sofrer a ira divina por nós. O cálice foi colocado diante Dele ali, e ali Ele disse: Não devo beber? O local onde Ele chorou faz você pensar em Sua compaixão divina, misturando-se com Sua ternura humana - Sua justiça terrível, que não pouparia a cidade, Seu amor sobre-humano, que chorou sobre sua miséria vindoura! Virando-se para o outro lado, e olhando para o sudeste, você vê Betânia [João 11:1 e 12:1], lembrando-lhe de Seu amor pelos seus - que Seu nome é amor - que em todas as nossas aflições Ele é afligido - que aqueles que estão em suas sepulturas um dia ressurgirão ao Seu comando. Um pouco mais abaixo você vê o Mar Morto, estendendo entre as montanhas as águas calmas e sombrias. Isso aprofunda e soleniza [torna solene] tudo, e faz você ir embora, dizendo: Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?'."

"Ele [R.M.M'Cheyne] escreveu para outro amigo na Escócia, do Monte Sião, onde estávamos nos hospedando: 'Monte Sião, 12 de junho de 1839. MEU QUERIDO AMIGO, - Agora que estamos no lugar mais maravilhoso de todo este mundo - onde Jesus viveu e andou, orou e morreu, e voltará - não duvido que você esteja ansioso para ouvir como estamos. Sou grato por Ele ter nos dado o privilégio de vir a esta terra. Ontem ouvi falar do meu rebanho por uma carta de casa, a primeira que recebi, datada de 8 de maio... Estamos morando em uma das casas dos missionários no monte Sião. Minha janela dá para onde ficava o Templo, o belo Monte das Oliveiras se erguendo atrás. O Senhor que fez o céu e a terra, te abençoe desde Sião [Salmos 128:5]. - Seu' etc."

"Uma noite, depois de nossa visita a Sicar, ele [R.M.M'Cheyne] se referiu à Bíblia que eu [Andrew A. Bonar] havia deixado cair no Poço de Jacó. Estávamos então descansando de nossa jornada em nossas tendas. Logo depois ele escreveu em uma folha de seu caderno o seguinte fragmento:
Minha amada Bíblia, devo me separar de ti,
Companheira de minhas labutas por terra e mar;
Homem dos meus conselhos, calmante da angústia,
Guia dos meus passos através do deserto deste mundo!
Nas noites mais escuras, uma lanterna aos meus pés;
Em dias alegres, como gotas do doce mel.
Quando me separei da minha casa tranquila,
Sob teu comando, para o bem de Israel vaguear,
A tua suave voz disse 'Orai por Jerusalém,
Assim Jeová prosperará todo o teu caminho'.
Quando através do deserto solitário nos perdemos,
Suspirando em vão pela sombra refrescante das palmeiras,
Tuas palavras de conforto silenciaram cada medo crescente:
'A sombra da tua poderosa Rocha está próxima'.
E quando armamos nossas tendas nas colinas de Judá,
Ou pensativos meditamos ao lado dos riachos de Siloá;
Sempre que subíamos o Monte das Oliveiras, para contemplar
O mar, onde se erguia nos tempos antigos
A Sodoma atingida pelo céu -
Doce registro do passado, aos olhos alegres da fé,
Doce promessa de glórias ainda por surgir!
"

"De Safete ele [R.M.M'Cheyne] escreve: 'Eu sentei olhando para o lago esta manhã por cerca de uma hora. Estava bem aos nossos pés - a mesma água onde Jesus andou, onde chamou seus discípulos, onde repreendeu a tempestade, onde disse: "Filhos, tendes alguma comida?" depois que Ele ressuscitou dos mortos. Jesus ainda é o mesmo'. Para seu antigo e conhecido amigo, Sr. Somerville, ele [R.M.M'Cheyne] descreve a mesma visão: 'Ó, que vista do Mar da Galileia está diante de você, a seus pés! Está a mais de três horas de descida até a beira da água e, no entanto, parece que você pode descer em alguns minutos. O lago é muito maior do que eu imaginava. É cercado por montanhas por todos os lados, dormindo tão calmo e suavemente como se fosse o mar de vidro que João viu no céu. Tentamos em vão seguir o curso do Jordão que o atravessa. É verdade que havia linhas claras, como você vê no rastro de um navio, mas elas não passavam direto pelo lago. As colinas de Basã são muito altas e íngremes, onde deságuam no lago. A certa altura, um homem nos mostrou onde estão os túmulos nas rochas, onde os endemoniados costumavam viver; e perto dele as colinas eram exatamente o que as Escrituras descrevem, "um lugar íngreme", onde os porcos desciam para o mar. No nordeste do mar, o Hermom ergue-se muito grandioso, entrecortado por muitas ravinas cheias de neve'. O dia que passamos no lago - bem à beira da água - foi memorável; era tão peculiarmente doce! Sentimos um interesse indescritível até mesmo em levantar uma concha da praia de um mar por onde Jesus andou tantas vezes."

"Ele [R.M.M'Cheyne] mesmo falou de sua doença para seus amigos em casa: 'Deixei o pé do Líbano quando mal podia ver, ouvir, falar ou lembrar; Senti minhas faculdades irem, uma a uma, e tinha todos os motivos para esperar que logo estaria com meu Deus. É uma provação dolorosa estar sozinho e morrendo em uma terra estrangeira, e isso me fez sentir, de uma maneira que nunca conheci, a necessidade de ter uma fé não fingida em Jesus e em Deus. Sentimentos, emoções naturais, fantasias brilhantes de coisas divinas, não sustentarão a alma em tal hora. Há muita autoilusão em nossa estimativa de nós mesmos quando não somos provados, e no meio de amigos cristãos, cujos sentimentos calorosos dão um brilho aos nossos, que eles não possuem em si mesmos'. Mesmo assim, ele [R.M.M'Cheyne] tinha seu povo em seu coração."

"Ao seu gentil amigo médico, Dr. Gibson, em Dundee, ele [R.M.M'Cheyne] escreveu: 'Eu realmente acreditava que meu Mestre havia me chamado para casa, e que dormiria sob os ciprestes verde-escuros de Bouja até que o Senhor viesses, e aqueles que dormem em Jesus viessem com Ele; e minha oração mais fervorosa foi pelo meu querido rebanho, para que Deus lhes desse um pastor segundo o seu coração'."

"Mas ele [R.M.M'Cheyne] continuou, como Epafras, 'trabalhando fervorosamente em oração', e procurou diariamente preparar-se para um desempenho mais eficiente de seu cargo, caso o Senhor o restaurasse novamente. Ele enviou para casa esta mensagem a um cooperados: 'Não se esqueça de continuar a obra nos corações levados ao Salvador. Eu sinto que esta foi uma das minhas falhas no ministério. Nutrir bebês; confortar os crentes abatidos; aconselhar os perplexos; aperfeiçoar o que está faltando em sua fé. Prepare-os para provações dolorosas. Temo que a maioria dos cristãos não esteja preparada para os dias de escuridão' - (Sr. Moody Stuart)."

"Em Jassy, depois de um dia profundamente interessante, passado em conversa com judeus que vieram à estalagem, ele [R.M.M'Cheyne] disse: 'Eu me lembrarei dos rostos daqueles homens perante o trono de julgamento'. Quando chegou entre os judeus mais instruídos da Europa, regozijou-se ao descobrir que podiam conversar com ele em latim. Seu coração estava empenhado em fazer o que podia (Marcos 14:8), a tempo e fora de tempo. 'De uma coisa', escreve [R.M.M'Cheyne], 'estou profundamente convencido, de que Deus pode tornar a mais simples declaração do evangelho eficaz para salvar almas. Se apenas for o verdadeiro evangelho, as boas novas, a mensagem de que Deus amou o mundo e providenciou um resgate gratuito a todos, então Deus é capaz de ferir o coração e curá-lo também. Há um significado profundo nas palavras de Paulo: "Não me envergonho do evangelho de Cristo"'."

"Em uma carta de Berlim, M'Cheyne comentou: 'Nosso Pai celestial nos trouxe através de tantas provações e perigos que me sinto persuadido de que Ele ainda nos levará até o fim. Como João, cumpriremos nosso curso. "Não há doze horas no dia?" Não somos todos imortais até que nosso trabalho seja realizado?'. Sua força estava aumentando rapidamente; a viagem havia respondido aos fins previstos em grande medida, em sua restauração da saúde."